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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMilitão, Ringo Stone Costa-
dc.contributor.authorAmaral, João Joaquim Freitas do-
dc.contributor.authorRibeiro, Naiane Perruci-
dc.date.accessioned2021-12-02T18:48:11Z-
dc.date.available2021-12-02T18:48:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMILITÃO, Ringo Stone Costa; AMARAL, João Joaquim Freitas do; RIBEIRO, Naiane Perruci. A importância de atividades lúdicas para crianças internadas no Hospital Universitário Walter Cantídio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62685-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças doentes - Saúde e higienept_BR
dc.subjectPacientes hospitalizados - Saúde e higienept_BR
dc.titleA importância de atividades lúdicas para crianças internadas no Hospital Universitário Walter Cantídiopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução O processo de internação hospitalar pode gerar impactos negativos na vida de qualquer ser humano, tornando-se importante a criação de estratégias terapêuticas a fim de promover o bem estar. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse torna-se de fundamental relevância. Justificativa A hospitalização infantil é verificada como um momento de grande sofrimento físico e psíquico para a criança, acarretando mudanças estruturais e singulares na construção de sua subjetividade. Objetivo Possibilitar à criança internada um retorno a característica lúdica inerente a esse período da vida, atuando como instrumento terapêutico ao melhorar o humor do paciente pediátrico e ajudando-o a enfrentar o processo de adoecimento. Metodologia (atividades, local, público-alvo e outras informações), O projeto foi desenvolvido na enfermaria pediátrica do Hospital Universitário para crianças de 5-12 anos em sessões semanais, onde as crianças eram reunidas para contação de histórias infantis clássicas e canto de músicas dos mais diversos estilos. Parcerias/financiamento Não houve financiamento. Resultados Pudemos evidenciar o feedback imediato das crianças ao desenvolvermos as atividades dentro do hospital. Verifica-se inicialmente certa resistência e timidez nas mesmas, porém logo se deixam levar pelo espírito infantil que estava inibido, quando passam a cantar conosco, rindo das histórias e interagindo com outras crianças internadas. Conclusão Verificou-se que as atividades lúdicas podem contribuir atuando como uma ferramenta facilitadora no processo de tratamento da criança, além de auxiliar no resgate de algo tão natural e necessário na infância.pt_BR
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