Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62684
Type: | Resumo |
Title: | Estima de lugar e indicadores afetivos de contrastes em jovens da rede de ensino formal da cidade de Fortaleza/CE |
Authors: | Viana, Romell Parente Farias, Nazka Fernandes Marques, Ana Paula Lima, Ariane Gleice Pires Bomfim, Zulmira Aurea Cruz |
Keywords: | Jovens - Psicologia;Psicologia ambiental |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | VIANA, Romell Parente; FARIAS, Nazka Fernandes; MARQUES, Ana Paula; LIMA, Ariane Gleice Pires; BOMFIM, Zulmira Aurea Cruz. Estima de lugar e indicadores afetivos de contrastes em jovens da rede de ensino formal da cidade de Fortaleza/CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O projeto de Extensão Diagnóstico-Ação pelos Mapas Afetivos objetivou compreender junto aos alunos do Ensino Médio de uma escola da Rede Particular da cidade de Fortaleza/CE acerca da percepção destes sobre seu local de moradia e ambiente escolar e intervir, de forma construtiva, em novas formas de ampliar a relação do jovem com o ambiente. Fundamentou-se no aporte teórico da Psicologia Ambiental e tomou as categorias teóricas Estima de Lugar e Contrastes como norteadores de investigação. Este projeto faz parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC e é desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS). Metodologicamente foram realizadas visitas e atividades divididas em três etapas distintas. A primeira etapa correspondeu à aplicação do Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos – IGMA (BOMFIM, 2010), que possibilitou diagnosticar a implicação do indivíduo com o lugar por intermédio de imagens, metáforas e sentidos, através de significados simbólicos e afetivos, sendo aplicados com 150 alunos, aproximadamente. A segunda etapa consistiu na construção de um espaço dialogado, em formato de Círculo de Cultura (FREIRE, 1960), com 15 alunos que se voluntariaram, possibilitando a sensibilização desses jovens para a implicação destes com o ambiente, de forma a refletir sobre aspectos físicos e psicossociais. Além disso, o contato com esses significados facilitam e instigam o sujeito a agir e transformar seu ambiente, deixar sua marca pessoal e implicar-se na relação pessoa-ambiente, significativamente. A terceira etapa consistiu em realizar uma Oficina de Fanzines, de forma a gerar um produto das discussões realizadas. Durante as atividades percebemos que as relações estabelecidas junto à vizinhança, aos amigos e aos atores da escola se destacam enquanto elementos de possível potencial de ações ou mesmo de uma implicação dos alunos no bairro e no ambiente escolar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62684 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rpviana(2).pdf | 45,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.