Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62684
Tipo: | Resumo |
Título: | Estima de lugar e indicadores afetivos de contrastes em jovens da rede de ensino formal da cidade de Fortaleza/CE |
Autor(es): | Viana, Romell Parente Farias, Nazka Fernandes Marques, Ana Paula Lima, Ariane Gleice Pires Bomfim, Zulmira Aurea Cruz |
Palavras-chave: | Jovens - Psicologia;Psicologia ambiental |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | VIANA, Romell Parente; FARIAS, Nazka Fernandes; MARQUES, Ana Paula; LIMA, Ariane Gleice Pires; BOMFIM, Zulmira Aurea Cruz. Estima de lugar e indicadores afetivos de contrastes em jovens da rede de ensino formal da cidade de Fortaleza/CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O projeto de Extensão Diagnóstico-Ação pelos Mapas Afetivos objetivou compreender junto aos alunos do Ensino Médio de uma escola da Rede Particular da cidade de Fortaleza/CE acerca da percepção destes sobre seu local de moradia e ambiente escolar e intervir, de forma construtiva, em novas formas de ampliar a relação do jovem com o ambiente. Fundamentou-se no aporte teórico da Psicologia Ambiental e tomou as categorias teóricas Estima de Lugar e Contrastes como norteadores de investigação. Este projeto faz parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC e é desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS). Metodologicamente foram realizadas visitas e atividades divididas em três etapas distintas. A primeira etapa correspondeu à aplicação do Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos – IGMA (BOMFIM, 2010), que possibilitou diagnosticar a implicação do indivíduo com o lugar por intermédio de imagens, metáforas e sentidos, através de significados simbólicos e afetivos, sendo aplicados com 150 alunos, aproximadamente. A segunda etapa consistiu na construção de um espaço dialogado, em formato de Círculo de Cultura (FREIRE, 1960), com 15 alunos que se voluntariaram, possibilitando a sensibilização desses jovens para a implicação destes com o ambiente, de forma a refletir sobre aspectos físicos e psicossociais. Além disso, o contato com esses significados facilitam e instigam o sujeito a agir e transformar seu ambiente, deixar sua marca pessoal e implicar-se na relação pessoa-ambiente, significativamente. A terceira etapa consistiu em realizar uma Oficina de Fanzines, de forma a gerar um produto das discussões realizadas. Durante as atividades percebemos que as relações estabelecidas junto à vizinhança, aos amigos e aos atores da escola se destacam enquanto elementos de possível potencial de ações ou mesmo de uma implicação dos alunos no bairro e no ambiente escolar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62684 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rpviana(2).pdf | 45,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.