Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62671
Tipo: Resumo
Título: A relação entre a depressão e o consumo de drogas em adolescentes de escolas públicas de Fortaleza – CE
Autor(es): Girão, Naiara Beatriz Mota
Rodrigues, Juliana Andrade
Paes, Ivina Maria de Sousa
Sousa, Pollyana Roberta de
Gonzalez, Ricardo Hugo
Palavras-chave: Depressão em crianças;Depressão na adolescência;Drogas - Abuso - Aspectos psicológicos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: GIRÃO, Naiara Beatriz Mota; RODRIGUES, Juliana Andrade; PAES, Ivina Maria de Sousa; SOUSA, Pollyana Roberta de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. A relação entre a depressão e o consumo de drogas em adolescentes de escolas públicas de Fortaleza – CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução: a depressão é a doença do século XXI, ela afeta intensamente a qualidade de vida do indivíduo e pode levar ao uso de drogas lícitas e ilícitas. É crescente o número de pessoas que passam a ser usuários na menor idade, por isso é importante prevenir doenças como a depressão que possam cooperar com esses números. Objetivo: verificar a ligação entre a depressão e o consumo de drogas de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos de escolas publicas de Fortaleza-CE. Método: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída de forma não aleatória, de acordo com a disponibilidade, foi de 263 estudantes de ambos os sexos e idades entre 12 e 17 anos, de escolas públicas da cidade de Fortaleza das Regionais I e III. Foi aplicado o questionário Youth Risk Behavior Survey (YRBS), idealizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em sua versão traduzida e validada para o idioma português (GUEDES; LOPES, 2010). Resultados: 41% dos pesquisados já tinham passado um período de duas ou mais semanas deprimidos e/ou tinham cogitado terminar suas vidas. Dos alunos com depressão 63% eram usuários de alguma droga licita ou ilícita, enquanto dos que não tinham depressão somente 33% eram usuários de drogas. Conclusão: há uma relação evidente entre a depressão e a procura por drogas ilícitas, por isso é necessário que haja um apoio com psicólogo frequente nas escolas, consultando tanto os alunos como os planos de aulas dos professores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62671
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_nbmgirao.pdf46,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.