Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62665
Type: TCC
Title: Análise crítica da proposta de educação artística de Ana Mae Barbosa
Authors: Amaral, Davi José Fonseca do
Advisor: Freitas, Tharyn Stazak de
Keywords: Ana Mae Barbosa;Arte-Educação;John Dewey;Brasil
Issue Date: 2021
Citation: AMARAL, Davi José Fonseca do. Análise crítica da proposta de educação artística de Ana Mae Barbosa. 2021. 52 f. Monografia (Graduação em Teatro)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O seguinte trabalho é uma análise contextualizada da proposta de educação artística de Ana Mae Barbosa. O seu objetivo está na discussão política e social que esta proposta acarreta, tendo em vista o processo histórico que o Brasil atravessou no século XX. Na realização de tal, foram utilizados elementos sócio-histórico-econômicos que caracterizam este período na educação pública, e, associado à isto, uma análise da produção teórica de Barbosa e seus fundamentos em John Dewey. Por resultado, tem-se, como consideração filosófica, a necessidade de restaurar um debate histórico das artes e da educação, centrado na questão do projeto sócio-educacional. Assim, busca-se iniciar uma abordagem alternativa para o tratamento que a teoria arte-educação recebe no Brasil.
Abstract: The following work is a contextualized analysis of Ana Mae Barbosa’s artistic education proposal. Its objective lies in the political and social discussion that this proposal entails, in view of the historical process that Brazil went through in the 20th century. In carrying out this, socio-historical-economic elements that characterize this period in public education were used, and, connected to that, an analysis of Barbosa’s theoretical production and its foundations in John Dewey. As a result, there is as a philosophical consideration, the need to restore a historical debate on the arts and education, centered on the question of the socio-educational project. Thus, it is sought to initiate an alternative approach to the treatment that art education theory receives in Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62665
Appears in Collections:TEATRO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_djfamaral.pdf479,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.