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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Reflexões sobre as apropriações dos elementos da teoria da relação com o saber na educação física escolar
Título en inglés: Reflections on the appropriations of the elements from the relationship to knowledge theory in school physical education
Autor : Nobre, Adriano Ferreira
Fernandes, Otoniel Carneiro
Sanches Neto, Luiz
Venâncio, Luciana
Palabras clave : Ensinar e aprender;Sentido e significado;Vivências e experiências;Teaching and learning;Sense and meaning;Experience
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista de Estudos de Cultura
Citación : NOBRE, Adriano Ferreira et al. Reflexões sobre as apropriações dos elementos da teoria da relação com o saber na educação física escolar. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão (SE), v. 5, n. 14 , p. 103-116, maio/ago. 2019.
Resumen en portugués brasileño: A teoria da relação com o saber possibilita-nos interpretar as intersubjetividades e suas implicações sociais, identitárias e epistemológicas. Charlot (2000) posiciona o sujeito social no centro das discussões dos processos educativos de modo crítico e situado. O objetivo deste trabalho foi identificar como a teoria da relação com o saber vem sendo compreendida em artigos publicados na área de educação física escolar. Revisamos sistematicamente o periódico que apresentou a maior incidência de publicações sobre a teoria da relação com o saber entre 2000 e 2018. Nesse intervalo, encontramos seis artigos que descreveram contextos, modos e razões de apropriação dessa teoria na educação física, bem como conceitos de mobilização, sentido e atividade, além da caracterização das figuras do aprender. As temáticas destacam a percepção dos saberes dos (as) estudantes nos cursos de formação inicial, os saberes dos (as) alunos (as) relacionados às lutas e aos processos avaliativos, os sentidos atribuídos ao futebol e a relação com o saber na cultura infantil. Contudo, há dificuldade em diferenciar as figuras do aprender de modo complexo na perspectiva dos (as) alunos (as), refletindo na associação das temáticas com os saberes docentes. Consideramos que o campo de investigação da educação física escolar tem o desafio de potencializar e dinamizar as figuras do aprender, a fim de ampliar e aprofundar os entendimentos dos saberes-objetos, objetos-saberes, saberes-domínio e dispositivos relacionais que constituem os elementos da teoria.
Abstract: The relationship to knowledge theory enables us to interpret intersubjectivities and their social, identitary and epistemological implications. Charlot (2000) places the social individual at the center of discussions on educational processes in a critical and situated way. The objective of this article was to identify how the relationship to knowledge theory has been understood in articles published in the area of school physical education. We systematically reviewed the journal that presented the highest incidence of publications on the relationship to knowledge theory between 2000 and 2018. In this interval, we found five articles that described contexts, modes and reasons for the appropriation of such theory in physical education, as well as concepts of mobilization, meaning and activity, besides the characterization of the figures of learning. The themes highlight the undergraduate students’ perception, students’ knowledge related to fighting, meanings attributed to football and the relationship to knowledge in children’s culture. However, it is difficult to differentiate the figures of learning in a complex way from the students’ perspective, reflecting on the association of the themes to teacher knowledge-base. We consider that the field of investigation in school physical education has the challenge of potentiating and dynamizing the figures of learning, in order to broaden and deepen the understanding of the objects-knowledge, knowledge-objects, domain-knowledge and relational devices that constitute the theory elements
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62623
Aparece en las colecciones: IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

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