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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62613
Tipo: | TCC |
Título: | A saga do Miyagi-Verso continua: análise da franquia The Karate Kid a partir dos sete fundamentos da narrativa transmídia |
Autor(es): | Oliveira, Débora Nogueira de |
Orientador: | Lucas, Ricardo Jorge de Lucena |
Palavras-chave: | Narrativa transmídia;Fundamentos transmídia;Cultura da convergência;Franquia;The Karate Kid;Cobra Kai |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | OLIVEIRA, Débora Nogueira de. A saga do Miyagi-Verso continua: análise da franquia The Karate Kid a partir dos sete fundamentos da narrativa transmídia. Orientador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas. 2021. 123 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O cenário da convergência de mídias impulsionou a construção das chamadas narrativas transmídia, na qual uma narrativa é fragmentada e suas partes são distribuídas por múltiplas plataformas, em um processo de contínua expansão e que incentiva a participação da audiência. Henry Jenkins, um dos principais teóricos da comunicação a estudar o tema, cita a franquia Matrix como um dos maiores exemplos desse tipo de narrativa, que foi idealizada como projeto transmidiático desde o princípio. Entretanto, existe a possibilidade de uma narrativa resultar em grande retorno financeiro e tornar-se popular para o público resultando em expansões, no que a crítica literária Marie-Laure Ryan denomina “efeito bola de neve”; e é possível uma narrativa ficcional possuir aspectos híbridos, com elementos cross e transmidiáticos. O trabalho propõe-se a expor as possibilidades de construção de uma narrativa do tipo transmídia, suas definições, características e conceitos a ela relacionados, como crossmídia, termo originário do marketing e que se relaciona à dispersão de um conteúdo através de vários meios, sendo possível que haja redundância. O objetivo da monografia é realizar uma análise da franquia The Karate Kid, cujo sucesso obtido na década de 1980 foi retomado com o lançamento em 2018 da série Cobra Kai e de outros produtos derivados. Na análise foram utilizados os sete fundamentos das narrativas transmídia propostos por Jenkins, sendo eles: compartilhamento versus profundidade, continuidade versus multiplicidade, imersão versus extração, construção de universos, serialidade, subjetividade e performance. A franquia analisada possui todos os sete elementos de uma narrativa transmídia, porém alguns deles são mais fortes e outros mais fracos, podendo a saga ser considerada uma narrativa dotada de aspectos transmidiáticos e possibilidade de expansão. |
Abstract: | The scenario of media convergence propelled the construction of the so-called transmedia storytelling, in witch a narrative is fragmented and its parts are distributed by multiple platforms, in a process of continuous expansion and that encourages the participation of the audience. Henry Jenkins, one of the main communication theorists studying the subject, cites the Matrix movie franchise as one of the greatest examples of this type of narrative, which was idealized as a transmedia project from the very beginning. However, it is possible for a narrative to result in great financial result and to become so popular to the public that it receive expansions, in what the literary critic Marie-Laure Ryan denominates "snowball effect", as well the potential for a fictional narrative to possess hybrid aspects with both cross and transmedia elements. This work aims to expose the possibilities of building a transmediatype narrative, exposing it's definitions, related characteristics and concepts, such crossmedia, a term that originated from marketing related to the dispersion of a content throughout various media outlets, with the possibility of redundancy. The objective of this undergraduate thesis is to perform an analysis of the Karate Kid movie franchise, whose obtained success in the 80's resulted in the release of the 2018 series Cobra Kai and other derivative products. Based on the seven fundamentals present in the transmedia narratives proposed by Jenkins, the aspects that are part of the franchise and elements that brings it closer to this concept, which are still difficult to define, were mapped. In this analysis, the seven fundamentals of transmedia storytelling proposed by Jenkins were used, namely: spreadability vs. drillability, continuity vs. multiplicity, immersion vs. extractability, worldbuilding, seriality, subjectivity and performance. The analyzed franchise possesses all seven elements of a transmedia storytelling, however some of them are more prominent than others, therefore the saga can be considered a narrative endowed with transmedia aspects and the possibility of expansion. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62613 |
Aparece nas coleções: | JORNALISMO - Monografias |
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