Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62605
Type: TCC
Title: O Twitter como canal de comunicação de líderes mundiais na pandemia: um recorte sobre a América Latina
Authors: Silva, Vitor Magalhães
Advisor: Braga, Robson da Silva
Keywords: Twitter;Pandemia;Marketing político;Presidentes;América Latina
Issue Date: 2021
Citation: SILVA, Vitor Magalhães. O Twitter como canal de comunicação de líderes mundiais na pandemia: um recorte sobre a América Latina. 2021. 50 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho aborda o uso do Twitter como canal de comunicação oficial de líderes mundiais e particularmente os da América Latina durante a pandemia de Covid-19. De modo mais específico, analisa o modo como os presidentes Jair Bolsonaro (Brasil), Alberto Fernandez (Argentina) e Andrés Manuel López Obrador (México) têm utilizado essa rede social como forma de se comunicar com a população e de pautar a própria imprensa. A pesquisa discute as categorias de marketing político e de mídias sociais, bem como reflete sobre os líderes políticos latino-americanos, a pandemia de Covid-19 e o Twitter. Trata-se aqui de uma pesquisa desenvolvida por meio do método de análise de redes sociais, de pesquisa documental e de fontes bibliográficas, acessando a conta dos três presidentes no Twitter, além de livros, artigos científicos, declarações públicas dos presidentes e material da imprensa. Para tanto, utilizamos os pensamentos de autores como Silveira (1999), Comm e Burge (2009), Telles (2010), entre outros.
Abstract: This paper addresses the use of Twitter as an official communication channel for world leaders and particularly those in Latin America during the Covid-19 pandemic. More specifically, it analyzes how presidents Jair Bolsonaro (Brazil), Alberto Fernandez (Argentina) and Andrés Manuel López Obrador (Mexico) have used this social network as a way to communicate with the population and guide the press itself. The research discusses the categories of political marketing and social media, as well as reflecting on Latin American political leaders, the Covid-19 pandemic and Twitter. This is research developed through the method of analysis of social networks, documentary research and bibliographic sources, accessing the three presidents' Twitter accounts, as well as books, scientific articles, public statements by the presidents and press material . Therefore, we use the thoughts of authors such as Silveira (1999), Comm and Burge (2009), Telles (2010), among others.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62605
Appears in Collections:COVID-19 - Trabalhos relacionados
JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_vmsilva.pdf6,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.