Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62605
Tipo: TCC
Título: O Twitter como canal de comunicação de líderes mundiais na pandemia: um recorte sobre a América Latina
Autor(es): Silva, Vitor Magalhães
Orientador: Braga, Robson da Silva
Palavras-chave: Twitter;Pandemia;Marketing político;Presidentes;América Latina
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Vitor Magalhães. O Twitter como canal de comunicação de líderes mundiais na pandemia: um recorte sobre a América Latina. 2021. 50 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho aborda o uso do Twitter como canal de comunicação oficial de líderes mundiais e particularmente os da América Latina durante a pandemia de Covid-19. De modo mais específico, analisa o modo como os presidentes Jair Bolsonaro (Brasil), Alberto Fernandez (Argentina) e Andrés Manuel López Obrador (México) têm utilizado essa rede social como forma de se comunicar com a população e de pautar a própria imprensa. A pesquisa discute as categorias de marketing político e de mídias sociais, bem como reflete sobre os líderes políticos latino-americanos, a pandemia de Covid-19 e o Twitter. Trata-se aqui de uma pesquisa desenvolvida por meio do método de análise de redes sociais, de pesquisa documental e de fontes bibliográficas, acessando a conta dos três presidentes no Twitter, além de livros, artigos científicos, declarações públicas dos presidentes e material da imprensa. Para tanto, utilizamos os pensamentos de autores como Silveira (1999), Comm e Burge (2009), Telles (2010), entre outros.
Abstract: This paper addresses the use of Twitter as an official communication channel for world leaders and particularly those in Latin America during the Covid-19 pandemic. More specifically, it analyzes how presidents Jair Bolsonaro (Brazil), Alberto Fernandez (Argentina) and Andrés Manuel López Obrador (Mexico) have used this social network as a way to communicate with the population and guide the press itself. The research discusses the categories of political marketing and social media, as well as reflecting on Latin American political leaders, the Covid-19 pandemic and Twitter. This is research developed through the method of analysis of social networks, documentary research and bibliographic sources, accessing the three presidents' Twitter accounts, as well as books, scientific articles, public statements by the presidents and press material . Therefore, we use the thoughts of authors such as Silveira (1999), Comm and Burge (2009), Telles (2010), among others.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62605
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_vmsilva.pdf6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.