Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62582
Type: | TCC |
Title: | Os desafios enfrentados por mulheres estudantes dos cursos de graduação em engenharia no Centro de Tecnologia da UFC: um estudo de caso |
Authors: | Furtado, Ana Beatriz de Almeida |
Advisor: | Fernandes, Carlos Estêvão Rolim |
Keywords: | Mulheres;Engenharia;UFC;Interseccionalidade |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | FURTADO, Ana Beatriz de Almeida. Os desafios enfrentados por mulheres estudantes dos cursos de graduação em engenharia no Centro de Tecnologia da UFC: um estudo de caso. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energias Renováveis) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por mulheres discentes dos cursos de graduação em Engenharia do Centro de Tecnologia (CT) da Univer- sidade Federal do Ceará (UFC), utilizando gênero, raça e classe como categorias analíticas principais. Este busca apresentar e analisar dados quantitativos recentes sobre o quadro atual de desequilíbrio de gênero nas Engenharias das instituições brasileiras de ensino superior e do CT da UFC. Também se propõe a investigar os obstáculos relatados por discentes mulhe- res durante a graduação em Engenharia no CT da UFC através de dados qualitativos obtidos por entrevistas semi-estruturadas. Foram realizadas 19 entrevistas, sendo seis com alunas de Engenharia Ambiental, seis de Engenharia Química, cinco de Engenharia Mecânica e duas de Engenharia de Computação. A análise de dados quantitativos de presença feminina nas Engenharias confirma que há uma baixa representatividade do sexo feminino no corpo discente da área nos últimos anos e que há uma grande desigualdade racial em ambos os sexos analisados. A análise de dados qualitativos aponta que as alunas destes cursos precisam criar estratégias para lidar com os desafios complexos apresentados durante a vivência nos cursos de Engenharia e por estarem inseridas em ambientes masculinizados. Além disso, estas estudantes enfrentam obstáculos que as afetam transversalmente em todas as esferas de vida, como questões financeiras e problemas psicológicos. O estudo também apresenta as perspectivas de carreira profissional destas discentes. |
Abstract: | The present work aims to examine the difficulties faced by women students of undergraduate courses in Engineering at the Technology Center (CT) of the Federal University of Ceará (UFC) using gender, race, and class as main analytical categories. It seeks to present and analyze recent quantitative data on the current picture of gender imbalance in the Engineering major courses of brazilian higher education institutions and in the CT of UFC also. It also proposes to inquire the obstacles reported by women students during graduation in Engineering at the UFC CT through qualitative data obtained by semi-structured interviews. Nineteen interviews were conducted, six with students from Environmental Engineering, six from Chemical Engineering, five from Mechanical Engineering and two from Computer Engineering. The analysis of quantitative data of female presence in Engineering confirms that there is a low representation of women in the student body of the area in the last years and the analysis of qualitative data from the reports of the interviewees points out that these students need to create strategies to deal with the complex challenges presented by the experience in the Engineering courses, and for being inserted in masculine environments. In addition, these students face obstacles that affect across all aspects of life, such as financial issues and psychological problems. The study also presents the prospects for these students’ professional careers. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62582 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_abafurtado.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.