Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62540
Type: Artigo de Periódico
Title: Medição e gestão de desempenho em empresas construtoras
Title in English: Performance measurement and management in building companies
Authors: Cândido, Luis Felipe
Lima, Sérgio Henrique de Oliveira
Barros Neto, José de Paula
Keywords: Medição de desempenho;Gestão de desempenho;Sistema de indicadores;Gestão estratégica
Issue Date: 2020
Publisher: Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - https://seer.ufrgs.br/ambienteconstruido
Citation: CÂNDIDO, Luis Felipe; LIMA, Sergio Henrique de Oliveira; BARROS NETO, Jose de Paula. Medição e gestão de desempenho em empresas construtoras. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 195-214, jan./mar. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: A literatura sobre medição e gestão de desempenho mostra o estágio ainda embrionário desses processos na indústria da construção. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar os processos de medição e gestão de desempenho no setor de construção. Por meio de três estudos de caso em empresas construtoras evidencia-se que os sistemas de medição de desempenho (SMD) em uso nas empresas estão focados apenas em aspectos operacionais da medição de desempenho, não sendo, portanto, capazes de promover uma gestão que integre finalidades mais estratégicas, como influenciar o comportamento dos atores e proporcionar aprendizado e melhoria, elementos fundamentais para o alcance dos objetivos organizacionais. Assim, o estudo contribui com a literatura de gestão da construção ao aprofundar e ampliar as discussões sobre os conceitos de medir e gerar o desempenho, trazendo as novas formas de examinar o tema com base em diversos conceitos que ascendem principalmente das ciências administrativas e econômicas. Contribui também ao expandir a evidência empírica que reforça a evolução lenta dos SMD no setor de construção.
Abstract: The literature on performance measurement and management shows the embryonic stage of these processes in the construction industry. Thus, this paper aimed to evaluate the Performance Measurement and Management (PMM) process in the construction sector. A multiple case study in three construction companies showed that the performance measurement systems (PMS) in use in these companies are focused on operational aspects of performance measurement, and are unable to promote their integrated management for more strategic purposes, such as influencing the behaviour of the actors and providing learning and improvement, fundamental elements to the successful of any organisation. Thus, this study contributes to construction management literature by expanding and deepening the discussion on the differences between measuring and managing performance, offering new ways to interpret the PMM, based on different concepts emerging from administrative and economic disciplines. This project also contributes by offering empirical evidence that reinforces the slow evolution of this subject in the construction sector.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62540
ISSN: 1678-8621
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020-art_lfcandido.pdf347,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.