Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62511
Type: | TCC |
Title: | A fotografia como ferramenta no ensino de botânica e o cotidiano do aluno |
Authors: | Rocha, Naele Coelho da |
Advisor: | Gallão, Maria Izabel |
Keywords: | Ensino de Botânica;Fotografia;Sequência didática |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | ROCHA, Naele Coelho da. A fotografia como ferramenta no ensino de botânica e o cotidiano do aluno. 2018. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O conteúdo de Botânica é um dos menos atraentes para os alunos, entre alguns argumentos estão os termos científicos e conteúdo de difícil compreensão, o que torna as aulas mais exaustivas e desestimuladoras. O uso do método tradicional de ensino, como a utilização do livro didático como único recurso didático e que não atende ao contexto em que o aluno está inserido, e ainda pela falta de domínio do professor. Que muitas vezes toma postura de uma figura central e detentor do conhecimento, transmitindo-o de maneira descontextualizada e deixando o aluno na condição de um mero espectador. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi utilizar a fotografia como ferramenta nas aulas de Botânica de maneira que torne o conteúdo mais atraente e que os alunos possam compreender a importância dele no seu cotidiano. As atividades foram realizadas com uma turma de alunos do 2º ano do ensino médio. Os conteúdos foram ministrados no decorrer de três semanas. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática sobre Morfologia vegetal, especificamente de folha, flor, caule, raiz e fruto. As atividades tiveram como proposta estimular a curiosidade dos alunos acerca do conteúdo de Botânica e possibilitar a autonomia dos alunos no processo de ensino aprendizado. Como resultados foi obtido os registros fotográficos feitos pelos alunos e as respostas aos dois questionários aplicados. A partir da observação ao longo das aulas e dos comentários dos alunos nos questionários, percebe-se que para muitos dos alunos as aulas foram interessantes e diferentes do que eles estão acostumados a assistir. Os alunos falaram ainda que as aulas possibilitaram uma maior interação dos alunos, oportunidade de sair da rotina. Além de estimulá-los a ver a botânica de outra forma. Mesmo assim, foi possível perceber que mesmo com uma proposta de aula mais dinâmica, muitas vezes os alunos não são muito participativos. Mesmo diante disso, foi possível verificar que o uso da fotografia foi positivo. |
Abstract: | The content of Botany is one of the least attractive to students, among some arguments are scientific terms and content difficult to understand, which makes classes more exhausting and discouraging. The use of the traditional method of teaching, such as the use of the textbook as the only didactic resource and that does not fit the context in which the student is inserted, and also the lack of mastery of the teacher. That often takes the posture of a central figure and holder of the knowledge, transmitting it in a decontextualized way and leaving the student in the condition of a mere spectator. Therefore, the objective of this work was to use photography as a tool in botany classes in a way that makes the content more attractive and that the students can understand the importance of it in their daily life. The activities were carried out with a group of students of the second year of high school. The contents were given over the course of three weeks. For this, a didactic sequence was developed on plant morphology, specifically leaf, flower, stem, root and fruit. The activities were designed to stimulate students 'curiosity about the content of Botany and to enable the students' autonomy in the process of teaching learning. As results were obtained the photographic records made by the students and the answers to the two questionnaires applied. From the observation throughout the classes and the students' comments in the questionnaires, it is noticed that for many of the students the classes were interesting and different from what they are accustomed to watch. The students also said that the classes made possible a greater interaction of the students, an opportunity to get out of the rut. In addition to stimulating them to see the botany in another way. Even so, it was possible to realize that even with a more dynamic class proposal, students are often not very participative. Even with this, it was possible to verify that the use of photography was positive. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62511 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_ncrocha.pdf | 896,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.