Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62427
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Marcos Antonio Martins | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Cléa Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T14:26:50Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T14:26:50Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ana Cléa Gomes de. Avaliação de competências docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Orientadora: Marcos Antonio Martins Lima. 2021. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62427 | - |
dc.description.abstract | Esta tesis tiene como objetivo evaluar las competencias requeridas a los profesores del Instituto Federal de Educación Ciencia y Tecnología de Ceará, considerando las relaciones entre dichas competencias y los protocolos de evaluación de desempeño docentes instituidos. La investigación se llevó a cabo mediante la aplicación de la estrategia cuadripolar de Bruyne, Herman y Schouteete (1977) asociada al modelo de evaluación de Stufflebeam (1936-2017). La conciencia del error y el racionalismo aplicado de Bachelard (1884-1962), como fuente de mejora y aprendizaje, fundamentan la base epistemológica del estudio. Las corrientes americana y francesa apoyan los conceptos y el enfoque que subyacen a las categorías competencia organizacional, individual y evaluación de competencia docente. El problema se abordó asociando la investigación cualitativa con la cuantitativa mediante la triangulación entre los métodos. Las técnicas de recolección de datos fueron: investigación bibliográfica y documental, entrevistas con guion semiestructurado y cuestionario. El estudio se dividió en tres etapas: mapeo de las competencias docentes, organizadas en tres dimensiones que reunieron 45 ítems; aplicación de cuestionario con muestra compuesta por 105 profesores y evaluación de los resultados. Los datos se analizaron mediante un análisis de contenido basado en Bardin (1977) con el apoyo del programa informático ATLAs.ti en su versión 8.0 y análisis multivariado, en particular la técnica de análisis factorial exploratorio, utilizando el programa informático R Project for Statistical Computing en su versión 4.1.0. En los resultados, hay, entre las seis dimensiones latentes identificadas y los instrumentos de evaluación utilizados por las Pro-Rectorías de Enseñanza y de Gestión de Personas, puntos tratados no como una relación, sino como algo a profundizar para aclarar las lagunas existentes entre lo que se requiere al docente y lo que se experimenta en los procesos de evaluación en la institución analizada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho docente | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.title | Avaliação de competências docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta tese objetiva avaliar as competências requeridas dos professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, considerando as relações entre tais competências e os protocolos de avaliação de desempenho docente instituídos. A pesquisa foi realizada com a aplicação da estratégia quadripolar de Bruyne, Herman e Schouteete (1977), associada ao modelo de avaliação de Stufflebeam (1936-2017). A consciência do erro e o racionalismo aplicado de Bachelard (1884-1962), como fonte de aprimoramento e aprendizado, fundamentam a base epistemológica do estudo. As correntes americana e francesa amparam os conceitos e abordagem subjacentes às categorias competência organizacional, individual e avaliação de competência docente. O problema foi abordado associando a pesquisa qualitativa com a quantitativa, via triangulação entre os métodos. As técnicas para coleta de dados foram: pesquisas bibliográfica e documental, entrevistas com roteiro semiestruturado e questionário. O estudo foi dividido em três etapas: mapeamento das competências docentes, organizadas em três dimensões, que reuniram 45 itens; aplicação de questionário com amostra composta por 105 professores e avaliação dos resultados. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo, fundamentado em Bardin (1977), com apoio do software ATLAs.ti, na versão 8.0, e análise multivariada, notadamente a técnica da análise fatorial exploratória, através do software R Project for Statistical Computing, na versão 4.1.0. Nos resultados, há, entre as seis dimensões latentes identificadas e os instrumentos de avaliação usados pelas Pró-Reitorias de Ensino e de Gestão de Pessoas, pontos tratados, não como uma relação, mas como algo a ser aprofundado, a fim de esclarecer as lacunas existentes entre o que é requerido do docente e o que é vivenciado nos processos avaliatórios na instituição analisada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tese_acgsousa.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.