Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62253
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Otimização de risers compósitos utilizando algoritmos bioinspirados
Autor(es): Maia, Marina Alves
Parente Junior, Evandro
Palavras-chave: Otimização;Materiais compósitos;Risers
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia (RIPE) - https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/index
Citação: MAIA, Marina Alves; PARENTE JUNIOR, Evandro. Otimização de risers compósitos utilizando algoritmos bioinspirados. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, v. 2, n. 26, p.01–04, 2016. Publicado em: 2017-02-10. Trabalho apresentado no XXXVII Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE, 6 to 9 nov. 2016, Brasília, Brazil.
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para otimização de risers de material compósito em configuração de catenária livre, visando a redução do custo de fabricação através da minimização da quantidade de material compósito utilizado. As variáveis de projeto são o número de lâminas, a orientação e a espessura de cada uma delas, estando limitadas a valores discretos. O modelo inclui restrições de resistência e estabilidade do riser. Devido ao uso de variáveis discretas, a otimização é feita utilizando dois tipos de algoritmos bioinspirados: os Algoritmos Genéticos (AG) e a Otimização por Nuvem de Partículas (PSO). A formulação utiliza uma metodologia de análise global-local, sendo um modelo de cabo inextensível utilizado na análise global e a Teoria Clássica da Laminação (TCL) utilizada na análise local. Foram investigadas alternativas de projeto considerado as propriedades do material compósito no estado não degradado e no estado degradado. Os resultados obtidos pelos dois algortimos convergiram e foram coerentes com o esperado: a espessura da parede do riser é maior quando se considera o efeito da corrente. As propriedades (degradadas ou não degradadas) do material compósito, entretanto, não influenciaram na espessura final otimizada. Destaca-se, por fim, o desempenho do PSO, que atingiu convergência mais rápido junto à melhores taxas de sucesso em comparação aos AG.
URI: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20768
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62253
ISSN: 2447-6102 online
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mamaia.pdf382,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.