Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62229
Tipo: Resumo
Título: Histórias cantadas: música e ludicidade na educação infantil (Núcleo de Desenvolvimento da Criança AI.2012.PG.0546)
Autor(es): Damasceno, Thais de Sousa
Falcão, Anna Karolina
Leitao, Fatima Maria Araujo Saboia
Palavras-chave: Música na educação;Ludicidade;Desenvolvimento infantil
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: DAMASCENO, Thais de Sousa; FALCÃO, Anna Karolina; LEITAO, Fatima Maria Araujo Saboia. Histórias cantadas: música e ludicidade na educação infantil (Núcleo de Desenvolvimento da Criança AI.2012.PG.0546). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Na Educação Infantil, assim como brinquedos e brincadeiras são preponderantes para o desenvolvimento infantil, a música, que pode ser utilizada de várias maneiras e em diversos momentos, também pode ser forte aliada nas atividades lúdicas. Outra atividade de grande importância para as crianças é a contação de histórias, em especial, a leitura de livros literários infantis que envolvem a música. Na sala de leitura da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) foi observado que os momentos de contação de história com o auxílio de um instrumento musical ou que tinham uma melodia no decorrer da narração, proporcionaram às crianças um envolvimento diferente de quando essa contação se realizava sem esse auxílio, numa demonstração de maior interesse pelas histórias contadas. Foi esse interesse que fez surgir a ideia da realização das histórias cantadas, com a participação das crianças, dando origem ao projeto: “Histórias Cantadas: Música e Ludicidade na Educação Infantil”, que vem sendo desenvolvido nas turmas Infantil 3, 4 e 5, durante o segundo semestre de 2016. O projeto, em que participam 2 bolsistas e 45 crianças, tem o objetivo geral de proporcionar às crianças, uma nova forma de interagir com a narração e com os personagens, usando a música como forma de trazê-las para dentro desse universo. A metodologia que está sendo utilizada são atividades práticas, envolvendo as crianças, as professoras da instituição e a bolsista. O projeto está fundamentado nas teorias de Busatto (2008) e Loureiro (2008). As práticas estão sendo realizadas desde agosto de 2016. É perceptível que as crianças são primariamente envolvidas com as narrações e melodias e que vêm se apropriando das histórias e das músicas, tendo assim um maior desenvolvimento na sua oralidade, imaginação e interação com os outros colegas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62229
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tsdamasceno.pdf46,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.