Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62081
Tipo: | Resumo |
Título : | Ecoenglish: a união entre o inglês e a educação ambiental (Programa Verdeluz de Gestão Ambiental Sustentável - CH00.2014.PG.0150) |
Autor : | Almeida, Thays Layane Veras de Sousa, Gabriel Rocha Alves de Albuquerque, José Cândido Lustosa Bittencourt de |
Palabras clave : | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Educação ambiental;Crianças - Integração social |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | ALMEIDA, Thays Layane Veras de; SOUSA, Gabriel Rocha Alves de; ALBUQUERQUE, Jose Candido Lustosa Bittencourt de. Ecoenglish: a união entre o inglês e a educação ambiental (Programa Verdeluz de Gestão Ambiental Sustentável - CH00.2014.PG.0150). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | Diante da crescente exigência do mercado de trabalho por profissionais melhores qualificados e com a finalidade de expandir o universo de possibilidades de crianças e jovens, o Programa Verde Luz de Gestão Ambiental Sustentável decidiu iniciar um projeto no bairro Serviluz, na cidade de Fortaleza. O Ecoenglish foi formulado para ser um curso de língua inglesa voltado para o público de crianças e jovens entre 7 e 18 anos. A proposta é de unir o aprendizado de um novo idioma com aulas também voltadas para educação ambiental. O curso foi iniciado em março deste ano, na Associação Boca do Golfinho, com uma turma de crianças e jovens de diversas idades. Iniciou, com um corpo docente composto por dois professores e aulas ministradas às terças-feiras e quintas-feiras, pelo período de aproximadamente duas horas. A fim de captar o dinheiro necessário para o compra de livros de inglês para os professores e alunos foram utilizadas duas formas de arrecadação: a rifa de um ovo de chocolate e um bazar de roupas recolhidas pelos alunos do curso. A forma de captação de recursos escolhida foi proposital para integrar os alunos e gerar um sentimento de dono em relação ao curso de inglês. Devido as dificuldades e aprendizados vividos no primeiro semestre, o curso passou por um reformulação: a definição do nome do curso como Ecoenglish, para representar a proposta de unir educação ambiental e inglês, o ingresso de 11 novos professores voluntários ao corpo docente, a divisão em duas turmas para melhor atender às demandas das diferentes idades e a produção do material que utilizado em sala, que é adaptado para a proposta do curso, pois trata de educação ambiental, um tópico que não é encontrado nos livros de inglês presentes no mercado. O curso conta também com aulas de campo, que buscam adaptar o aprendizado do inglês e da educação ambiental ao dia-a-dia das crianças e adolescentes do Serviluz. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62081 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tlvalmeida.pdf | 45,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.