Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61764
Tipo: Dissertação
Título: Sistemas Geradores de Subportadoras Ópticas com Loops Amplificados e Modulação de Fase em Série
Autor(es): Nogueira, José Danilo da Silva
Orientador: Silva, João Batista Rosa
Palavras-chave: Geração de subportadoras;Modulador de fase;Loop óptico
Data do documento: 2021
Citação: NOGUEIRA, José Danilo da Silva. Sistemas geradores de subportadoras ópticas com loops amplificados e modulação de fase em série. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta três novos sistemas para geração de subportadoras ópticas baseados em laços ópticos amplificados com modulação de fase em série na banda C e com espaçamento espectral de 10 GHz entre subportadoras. Os sistemas foram simulados numericamente e foram capazes de gerar até 146 subportadoras com flatness máxima de 8.4 dB e uma OSNR mínima de 43 dB. O primeiro sistema possui apenas um laço óptico amplificado e um modulador de fase, capaz de gerar 96 a 146 subportadoras ópticas com o flatness variando entre 2.4 e 6.2 dB, respectivamente. O segundo sistema, que consiste em dois laços ópticos em série com modulação em fase em ambos e amplificação apenas no primeiro laço óptico, produz 101 subportadoras com um flatness de 2.0 dB. Já o terceiro sistema, dois laços ópticos amplificados em série com modulação de fase em ambos os laços, gera 100 subportadoras com flatness de 1.7 dB. Todos os sistemas foram comparados com os sistemas disponíveis na literatura e apresentaram vantagens, quanto à complexidade de hardware óptico como ao número de subportadoras geradas, e podem ser aplicados em redes ópticas baseadas em DWDM.
Abstract: Este trabalho apresenta três novos sistemas para geração de subportadoras ópticas baseados em laços ópticos amplificados com modulação de fase em série na banda C e com espaçamento espectral de 10 GHz entre subportadoras. Os sistemas foram simulados numericamente e foram capazes de gerar até 146 subportadoras com flatness máxima de 8.4 dB e uma OSNR mínima de 43 dB. O primeiro sistema possui apenas um laço óptico amplificado e um modulador de fase, capaz de gerar 96 a 146 subportadoras ópticas com o flatness variando entre 2.4 e 6.2 dB, respectivamente. O segundo sistema, que consiste em dois laços ópticos em série com modulação em fase em ambos e amplificação apenas no primeiro laço óptico, produz 101 subportadoras com um flatness de 2.0 dB. Já o terceiro sistema, dois laços ópticos amplificados em série com modulação de fase em ambos os laços, gera 100 subportadoras com flatness de 1.7 dB. Todos os sistemas foram comparados com os sistemas disponíveis na literatura e apresentaram vantagens, quanto à complexidade de hardware óptico como ao número de subportadoras geradas, e podem ser aplicados em redes ópticas baseadas em DWDM.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61764
Aparece nas coleções:DETE - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_jdsnogueira.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.