Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61708
Tipo: | Resumo |
Título: | Formação continuada de docentes para um novo olhar em avaliação educacional |
Autor(es): | Freitas, Raphael Vieira Silva, Henrique Barbosa |
Palavras-chave: | Professores - Educação (Educação permanente);Professores - Formação;Avaliação educacional |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | FREITAS, Raphael Vieira; SILVA, Henrique Barbosa. Formação continuada de docentes para um novo olhar em avaliação educacional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | Observando a atual situação da educação no mundo, podemos perceber que existe um processo de mudança ocorrendo a todo instante devido a muitos fatores, dentre os quais podemos destacar as mudanças na sociedade e as novas tecnologias. Existem estudos que comprovam que a formação inicial de professores, que começam nos cursos de licenciaturas, têm alguns aspectos negativos para a formação docente, ocasionando uma necessidade dos professores terem uma formação a todo instante, após o período de estudos, na universidade. Mediante a este cenário, a formação continuada de professores, principalmente, no processo de avaliação educacional, está sendo um dos principais objetos estudos com o intuito de minimizar os prejuízos causados na formação inicial do docente. Com os diferentes tipos de inteligência e aprendizagem, o avaliador precisa desenvolver meios que possibilitem ele ser um dos principais responsáveis ou um agente causador de mudança na mente dos alunos para que os objetivos da educação, tais como a construção de um ser crítico, que entenda quais são as necessidades de uma sociedade e seja capaz de tomar decisões que tragam benefícios para ela, sejam realmente alcançados. Temos que os principais questionamentos são em relação a qual a expectativa, sob o ponto de vista de políticas educacionais, em relação ao avaliador e até que ponto sua participação poderá ser impactante na resolução de problemas de cada instituição. O estudo será fundamentado em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e sobre o que realmente é importante no processo de formação docente e avaliação educacional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61708 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rvfreitas.pdf | 66,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.