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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61654
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bergamini Junior, Atílio | - |
dc.contributor.author | Moreira, Robson Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T23:21:29Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T23:21:29Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Robson Nogueira. Leituras em torno de Olhos d’água, de Conceição Evaristo. Orientador: Atilio Bergamini Junior. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61654 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileña | pt_BR |
dc.subject | Literatura negra | pt_BR |
dc.title | Leituras em torno de Olhos d’água, de Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A seguinte pesquisa estudou o debate em torno da produção literária de autores(as) negros(as) no Brasil. De modo específico, focalizou a obra Olhos d’água (2016), de Conceição Evaristo. O trabalho apresentou um percurso que parte de uma contextualização sobre uma ausência e estereótipos relacionados às pessoas negras na literatura brasileira. Em seguida, foram apresentadas as inciativas dos movimentos sociais e intelectuais negros(as) ao lado da produção literária. No percurso, procurou-se trazer a discussão teórica recente em torno da literatura negra/afro-brasileira, apresentando como essa produção consolidada (DUARTE, 2014) tem sido caracterizada pela crítica especializada. Assim, o trabalho analisou as escolhas temáticas, linguísticas e de construção narrativa comuns à literatura de autoria negra na literatura brasileira, e as particularidades da produção de Conceição Evaristo. Para isso, o estudo utilizou sobretudo as análises de FERNANDES (2007; 2017), GONZALEZ (2020), SLENES (2011), MOURA (1992), LEMKIN (2009) e NASCIMENTO (2016). Através de uma pesquisa de caráter bibliográfico e de abordagem qualitativa as leituras descreveram a relação de autores(as) negros(as) com os movimentos sociais, os quais foram abrindo novas possibilidades de representação literária. O trabalho mostrou que os contos de Olhos d’água narram um processo social de violência e debilitação das relações sociais entre os indivíduos e as coletividades. Diante de tal contexto, lemos nas narrativas gestos e falas de antecipação e antevisão que representam a tentativa de prevenção de desfechos desastrosos. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | La siguiente investigación estudió el debate en torno a la producción literaria de autores negros en el Brasil. De manera específica, focalizó la obra Olhos d’água (2016), de Conceição Evaristo. El trabajo reunió un recorrido, que parte de una contextualización respecto a una ausencia y estereotipos relacionados a las personas negras en la literatura brasileña. Luego, estan presentadas las iniciativas de los movimientos sociales y intelectuales negros al lado de la producción literaria, que va siendo recreada a la medida que aquellos movimientos abren nuevas possibilidades de representación literaria y interpretación del Brasil. En este recorrido se buscó traer la discusión teórica reciente alrededor de la literatura negra/afro-brasileña, presentando como dicha producción consolidada (DUARTE, 2014) ha sido caracterizada por la crítica especializada. Por lo tanto, fueron analizadas elecciones temáticas, lingüísticas y de construcción narrativa comunes a la literatura de autoría en la literatura brasileña, y las particularidades de la ficción de Conceição Evaristo. Para esto, el estudio utilizó sobre todo las análisis de FERNANDES (2007, 2017), GONZALEZ (2020), SLENES (2011), MOURA (1992), LEMKIN (2009), NASCIMENTO (2016). A través de una investigacón de carácter bibliográfico y de un enfoque cualitativo las lecturas describierón la relación de escritores(as) negros(as) con los movimientos sociales, los cuáles fueran abriendo nuevas posibilidades de representación literária. El trabajo mostró que los cuentos de Olhos d’água narran un proceso social de violencia y debilitamiento das relaciones sociales entre los individuos y las colectividades. Delante de tal contexto, leímos en las narrativas gestos e hablas de antecipación y previsión que representan la tentativa de prevención de desenlaces desastrosos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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