Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6158
Tipo: Dissertação
Título: Introdução à estatística e probabilidade : uma abordagem contextualizada no cotidiano dos alunos
Título em inglês: Introduction to statistics and probability: a contextualized approach in students' everyday lives
Autor(es): Duarte, Rafael Luz
Orientador: Silva, Jonatan Floriano da
Palavras-chave: Estatística - Metodologia;Probabilidades
Data do documento: 2013
Citação: DUARTE, Rafael Luz. Introdução à estatística e probabilidade : uma abordagem contextualizada no cotidiano dos alunos. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: A Estatística desde tempos muito antigos tem a sua importância e atualmente ainda mais em campos como a pesquisa de preços e pesquisa de intenção de votos de uma eleição. As metodologias de ensino de matemática também têm sido desenvolvidas para se adaptarem a mudança de comportamento dos estudantes, porém não bastam apenas novas abordagens, para lecionar qualquer conteúdo é necessário um embasamento teórico bem além do que os alunos possuem de conhecimento prévio, já que o professor deve no mínimo tentar levar o aluno a pensar além do que é proposto pelo plano inicial. Por isso, começamos abrangendo a teoria das probabilidades para servir de embasamento para os leitores que venham a se interessar pela prática dessa nova metodologia de abordagem da estatística descritiva, baseada no cotidiano dos alunos, suas vivências tanto na escola como no ambiente que vivem e convivem. Essa metodologia foi aplicada em uma turma inteira do 3º ano do ensino médio da escola Eliézer de Freitas Guimarães e em outras duas manteve-se a tradicional, mostrando um resultado satisfatório em rendimento, consequentemente no aprendizado.
Abstract: The statistics from very ancient times has its importance and now even more in fields such as research and research prices of intent to vote in an election. The methods of teaching mathematics have also been developed to adapt to changing students' behavior, but are not enough new approaches to teach any content requires a theoretical well beyond what the students have prior knowledge, since the teacher should at least try to get the student to think beyond what is proposed under the initial plan. Therefore, we begin covering the theory of probability to serve as the basis for readers who may be interested in the practice of this new approach methodology of descriptive statistics, based on students' everyday lives, their experiences both at school and in the environment that they live and socialize. This methodology was applied to an entire class of 3rd year of high school E.E.M. Eliezér de Freitas Guimarães and two others remained traditional, showing satisfactory results in yield, thus learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6158
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_rlduarte.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.