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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61486
Tipo: | Tese |
Título: | Surgimento, desenvolvimento e particularização da pedagogia disciplinar francesa |
Autor(es): | Bonfim, Antonio Carlos Ferreira |
Orientador: | Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
Palavras-chave: | Pedagogia;História;História das Ciências |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | BONFIM, Antonio Carlos Ferreira. Surgimento, desenvolvimento e particularização da pedagogia disciplinar francesa. Orientadora: Patrícia Helena Carvalho Holanda. 2020. 276 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Se se compreende que toda disciplina tem uma história, então dizemos que a presente pesquisa se acha no domínio da História das ciências. Nesta área, o problema de nosso estudo histórico foi o processo de “Surgimento, desenvolvimento e particularização da pedagogia disciplinar na França”. As noções conceituais que embasaram teórica e epistemologicamente a pesquisa foram organizadas em discussões de história, fonte histórica, história-problema, história das ciências, ciências naturais, ciências humanas. Os instrumentos metodológicos foram reunidos nos conceitos coletivo e estilo de pensamento, comunidade científica e paradigma, campo científico, teorias das disciplinas. As fontes históricas da pesquisa foram medidas legislativas (Leis, Decretos, Decisões, Regulamentos) e manuais, num contexto de intersecção com textos antigos feito livros, periódicos e artigos. Os resultados deste estudo demonstraram o surgimento, desenvolvimento e particularização da Pedagogia na França ocorrer dominantemente sob as diretrizes do Estado num longo período, entre 1810 a 1911. A base social de irrupção e desenvolvimento do processo foram as Escolas Normais primárias. Nesta base, os manuais de Pedagogia com forte controle do Estado foram decisivos para o desenvolvimento da Pedagogia disciplinar francesa. Pedagogia com a seguinte estrutura epistêmica: métodos de ensino (individual, simultâneo, mútuo, misto), unidade trina da educação (física, intelectual, moral), doutrinas pedagógicas, administração escolar, e psicologia aplicada à educação. As discussões epistemológicas expressaram a importância social, acadêmica, epistemológica e política da Pedagogia na sociedade francesa, desde o boom das Escolas Normais primárias ao apogeu da disciplina com o advento da III República. No entanto, a Pedagogia dessa época não conseguiu organizar seu conteúdo baseado na pesquisa científica realizada por ela mesma, mediante demonstrações ou experimentos. Assim integrou-se a outros campos de maior reconhecimento acadêmico (Economia, Filosofia, Fisiologia, Medicina, Psicologia). Desse modo não fora projetada enquanto ciência nova, mas submetida ao auxílio dessas ciências. Concluímos ainda que ao surgir e a se desenvolver nos programas de estudo das Escolas Normais em Portugal e no Brasil, o seu estilo de pensamento é francês em suas bases, a integrar métodos de ensino individual, simultâneo, mútuo e misto, princípios da educação física, intelectual e moral, doutrinas pedagógicas, administração escolar e psicologia da educação. Análogo à França, no Brasil e em Portugal a Pedagogia não alcançou estatuto de ciência independente. |
Abstract: | If all subjects have a history, then this research is concerned with the History of Science. In this area, the problem with our historical study begins with the process of “onset, development and particularization of the disciplinary pedagogy in France.” The notions of concepts that substantiated the research, theoretically and epistemologically, were arranged into debates around history, historical sources, problem-oriented history, history of sciences, natural sciences, and human sciences. The methodological tools were guided around collective concepts and ways of thinking; scientific community and paradigm; scientific field and discipline theories. The historical sources stem from legislative measures (Laws, Decrees, Decisions, Regulations) and manuals, intersecting with old texts, such as books, journals and articles. The results of this study demonstrated that the onset, development and particularization of Pedagogy in France occurred predominantly under the guidelines of the State during a long period, between 1810 and 1911. Primary Normal Schools were the social basis of the outbreak and development of this process. At this stage, the pedagogical manuals with a heavy state control were decisive for the development of the French disciplinary pedagogy. This pedagogy has the following epistemological structure: teaching methods (individual, simultaneous, mutual, mixed), triune unity of education (physical, intellectual, moral), pedagogical principles, school administration, and psychology applied to education. The epistemological debates revealed the social, academic, epistemological and political importance of the pedagogy in French society, from the boom of Primary Normal Schools to the summit of the discipline with the arrival of the III Republic. However, the Pedagogy of the time was not able to group its content based on the scientific research it gathered through demonstrations or experiments. Thus, it was assimilated with other fields of greater academic recognition (Economy, Philosophy, Physiology, Medicine, Psychology). Therefore, it was not conceived as a new science, being submitted to the support of other sciences instead. We conclude that while this Pedagogy was also implemented in the curriculum of Normal Schools in Portugal and Brazil, its way of thinking is still French. This Pedagogy works by assimilating individual, simultaneous, mutual and mixed teaching methods; tenets of physical, intellectual and moral education; pedagogical principles; school administration and psychology of education. Similar to France, in Brazil and Portugal the Pedagogy has not yet reached the status of an independent science. |
Résumé: | La recherche actuelle relève du domaine de l'histoire des sciences. Dans ce domaine, le problème de notre étude historique était le processus «d'émergence, développement et particularisation de la pédagogie disciplinaire en France». Les notions conceptuelles qui ont soutenu la recherche ont été organisées en discussions sur l'histoire, la source historique, l'histoire-problème, l'histoire des sciences, les sciences naturelles, les sciences humaines. Les instruments méthodologiques ont été rassemblés dans les concepts collectifs et le style de pensée, la communauté scientifique et le paradigme, le champ scientifique, les théories des disciplines. Les sources historiques de la recherche étaient des mesures législatives (lois, décrets, décisions, règlements) et des manuels. Les résultats de cette étude ont démontré que l'émergence, le développement et la particularisation de la pédagogie en France se sont déroulés principalement sous les directives de l'État sur une longue période, entre 1810 et 1911. La base sociale de l'éclosion et du développement du processus était les écoles normales primaires. Sur cette base, des manuels de pédagogie avec fort contrôle de l'état ont été déterminants pour le développement de la pédagogie disciplinaire française. Pédagogie avec la structure épistémique: méthodes d'enseignement, triple unité d'éducation (physique, intellectuelle, morale), doctrines pédagogiques, administration scolaire et psychologie appliquée à l'éducation. Les discussions épistémologiques ont exprimé l'importance sociale, académique, épistémologique et politique de la pédagogie dans la société française, de le boom des écoles normales primaires à l'apogée de la discipline avec l'avènement de la Troisième République. Cependant, la pédagogie était à l'époque incapable d'organiser son contenu sur la base de recherches scientifiques menées par elle-même, à travers des démonstrations ou des expériences. Ainsi, il a été intégré à d'autres domaines de plus grande reconnaissance académique (économie, philosophie, physiologie, médecine, psychologie). De cette façon, il n'a pas été conçu comme une nouvelle science, mais soumis à l'aide de ces sciences. Nous avons également conclu que lorsqu'il est apparu et développé dans les programmes d'études des écoles normales au Portugal et au Brésil, son style de pensée est le français dans ses fondements, intégrant des méthodes d'enseignement individuel, simultané, mutuel et mixte, des principes d'éducation physique, intellectuel et moral, doctrines pédagogiques, administration scolaire et psychologie de l'éducation. Comme en France, au Brésil et au Portugal, la pédagogie n'a pas obtenu le statut de science indépendante. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61486 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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