Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6121
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Sílvia Helena Vieira | - |
dc.contributor.author | Schramm, Sandra Maria de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-10T14:12:49Z | - |
dc.date.available | 2013-10-10T14:12:49Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SCHRAMM, Sandra Maria de Oliveira. A construção do eu no contexto da educação infantil: influências da escola e a perspectiva da criança sobre esse processo. 2009. 269f. – Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6121 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br: | pt_BR |
dc.subject | Educaçao Pre-Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância, Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Análise de Interação em Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores de Educação pré-escolar - Formação - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores de Educação pré-escolar - Fortaleza(CE) - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores e Alunos - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de Sala de aula - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Éducation Enfantine | pt_BR |
dc.subject | Enfance | pt_BR |
dc.subject | Dévéloppement Enfantin | pt_BR |
dc.subject | Subjectivité | pt_BR |
dc.title | A construção do eu no contexto da educação infantil: influências da escola e a perspectiva da criança sobre esse processo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender como a pré-escola está contribuindo para que a criança se construa como sujeito, tendo como um dos focos a escuta das crianças sobre esse processo. O referencial teórico básico foi a abordagem psicogenética de Henri Wallon, mas buscou-se também fundamentação na perspectiva de Michel Foucault acerca do poder disciplinar, na Sociologia da Infância e na Psicanálise. A investigação empírica aconteceu numa instituição da rede municipal de ensino de Fortaleza, onde vinha sendo desenvolvido há três anos um trabalho de investigação e desenvolvimento profissional contextualizado e teve como foco uma classe de crianças de 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa situou-se no enfoque qualitativo e consistiu de um estudo de caso. Diversos instrumentos foram utilizados na coleta de dados: observação, entrevistas e consulta a documentos. Foram definidas três categorias a partir das fases do estágio personalista proposto por Wallon, a saber: oposição, sedução e imitação como focos de observação e de filmagens, o que possibilitou que cenas de cada categoria fossem captadas e utilizadas em entrevistas de explicitação com a professora e com um grupo de seis crianças. A análise dos dados revelou que as práticas pedagógicas e os estilos de interação estabelecidos na escola parecem prejudicar as possibilidades de expansão de potencialidades pelas crianças, na medida em que elas são pouco escutadas, pouco desafiadas e pouco incentivadas a criar, opinar ou participar ativamente da dinâmica escolar. Foram percebidas ocorrências mínimas de conflitos entre as crianças e entre as crianças e a professora. As situações de oposição, em geral, eram inibidas pela professora antes de se transformarem em conflitos, configurando um ambiente pouco propiciador à diferenciação. Foram identificados momentos significativos para o exercício da sedução pelas crianças, ocasiões necessárias para se sentirem valorizadas. O modelo expositor e disciplinar das aulas da professora manifestou-se nas imitações das crianças e foi por elas identificado como algo difícil de ser suportado. A escola parece estar contribuindo, prioritariamente, para a constituição de um sujeito submisso, dependente, passivo, pouco crítico e pouco criativo. A excessiva tônica no controle disciplinar contribui para a produção de um determinado tipo de individualidade: sujeitos “assujeitados” a uma sempre real ou suposta autoridade. No entanto, a insubordinação também se manifesta e as crianças demonstram sinal de protesto em situações onde se sentem injustiçadas, embora mais frequentemente de forma camuflada. As respostas das crianças, no geral, apontam que elas introjetaram o discurso disciplinar da escola, mas também revelam competência em manifestar o mal estar que sentem em diversas situações escolares. As falas das crianças também sugerem que a escola raramente oferece momentos de prazer e alegria. Concepções arraigadas sobre infância e compartilhadas socialmente parecem embasar a postura disciplinadora da professora e ajudam a compreender suas ações traduzidas em expresso compromisso com a aprendizagem das crianças, zelo nos cuidados com a integridade física delas, mas pouca atenção às suas manifestações emotivas relativas a sofrimento psicológico. No percurso metodológico da pesquisa, sem intenção interventiva, a professora revelou ter tomado consciência de ações inadequadas em sua conduta, o que fortalece a idéia de que um trabalho constante, onde as professoras pudessem compartilhar experiências e refletir sobre a prática docente que desenvolvem, teria um impacto positivo no trabalho delas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_TESE_SMOSCHRAMM.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.