Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61158
Tipo: Dissertação
Título : Olhares queer sobre o jornalismo: as representações das dissidências sexuais e de gênero no jornal O Povo
Título en inglés: Queer views on journalism: representations of sexual and gender dissidences in the newspaper O Povo
Autor : Jeronimo, Francisco Rafael Mesquita
Tutor: Almeida Filho, Edgard Patrício de
Palabras clave : Jornalismo;Representação;Performatividade;Dissidências sexuais e de gênero;Queer
Fecha de publicación : 2021
Citación : JERONIMO, Francisco Rafael Mesquita. Olhares queer sobre o jornalismo: as representações das dissidências sexuais e de gênero no jornal O Povo. 2021. 236 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação analisa, a partir de um olhar queer sobre a prática discursiva do jornal O Povo, as representações produzidas sobre as dissidências sexuais e de gênero no jornalismo contemporâneo, a fim de averiguar as concepções produzidas e refletidas nos elementos concretos da linguagem e com isso mensurar até que ponto o periódico, em sua camada informativa e opinativa, contribui para a repetição, conservação, transformação ou ressignificação dos padrões de desigualdade impostos ao conjunto de pessoas que vivem além das margens do código cisgênero e heterossexual. Este estudo parte principalmente dos pressupostos teóricos elaborados pelos Estudos Queer e de Gênero, de acordo com Lauretis (1994), Louro (2000), Butler (2000; 2017; 2019), Preciado (2011) e Bento (2014); dos Estudos do Jornalismo, através especialmente de Tuchman (1999), Traquina (2005) e Silva (2010); e da Análise Crítica do Discurso, tendo como referências as obras de van Leeuwen (1996), Fairclough (2001) e Resende e Ramalho (2011). Por meio de observação tridimensional – texto, prática discursa e prática social – confirmamos a hipótese de que os discursos veiculados no jornal, de forma geral, revestem-se de uma aparência democrática, mas acabam por expressar um padrão impersonalizado e generalizado de apresentação das identidades de resistência ao projeto cisheteronormativo – o que acontece sobretudo na faixa argumentativa do periódico, mas que também é considerável no campo informativo. Apontamos ainda que é recorrente a invisibilização de vozes não-normativas, assim como acontece a passivação e o assujeitamento destas subjetividades na narrativa das editorias mais tradicionais do jornal, entre elas os cadernos Cidades, Política (e suas variações) e Opinião; ao passo que “performatividades” subversivas e insurgentes atravessam a lógica predominante e “transviadam” o setorial de cultura e entretenimento da publicação. Acrescenta-se, por fim, que a lógica de apresentação da pauta reproduz, majoritariamente, o padrão corriqueiro do jornalismo, ou seja, afasta-se de uma discussão elucidativa das dinâmicas que produzem desigualdades relacionadas a gênero e a sexualidade e, também, ainda não é envolvido, predominantemente, por marcadores de regionalidades.
Abstract: This dissertation analyzes, from a queer look at the discursive practice of the newspaper O Povo, the representations produced about sexual and gender dissidences in contemporary journalism, in order to investigate the conceptions produced and reflected in the concrete elements of language and thus measuring the extent to which the periodical, in its informative and opinionated layer, contributes to the repetition, conservation, transformation or resignification of the patterns of inequality imposed on the group of people who live beyond the margins of the cisgender and heterosexual code. This study is based mainly on theoretical assumptions elaborated by Queer and Gender Studies, according to Lauretis (1994), Louro (2000), Butler (2000; 2017; 2019), Preciado (2011) and Bento (2014); Journalism Studies, especially through Tuchman (1999), Traquina (2005) and Silva (2010); and the Critical Discourse Analysis, having as references the works of van Leeuwen (1996), Fairclough (2001) and Resende and Ramalho (2011). Through three-dimensional observation - text, discourse practice and social practice - we confirm the hypothesis that the discourses published in the newspaper, in general, have a democratic appearance, but end up expressing an impersonalized and generalized pattern of identity presentation resistance to the cisheteronormative project – which happens above all in the argumentative range of the periodical, but which is also considerable in the informative field. We also point out that the invisibility of non-normative voices is recurrent, as well as the passivation and subjection of these subjectivities in the narrative of the newspaper's most traditional editorials, including the sections Cidades, Politics (and its variations) and Opinion; while subversive and insurgent “performativities” cross the prevailing logic and “transfer” the culture and entertainment sector of the publication. Finally, it is added that the logic of the presentation of the agenda reproduces, for the most part, the commonplace pattern of journalism, that is, it moves away from an enlightening discussion of the dynamics that produce inequalities related to gender and sexuality, and also still it is not predominantly involved by regionality markers. KEYWORDS: Journalism; Representation; Performativity; Sexual and gender dissent; Queer.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61158
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_frmjeronimo.pdf6,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.