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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Verbete impresso ou verbete digital? Eis a questão
Título em inglês: Printed version or digital entry? That is the question
Autor(es): Dantas, Halysson Oliveira
Palavras-chave: Metalexicografia;Dicionário eletrônico;Verbete
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: DANTAS, Halysson Oliveira. Verbete impresso ou verbete digital? Eis a questão. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 11, n. esp., p. 305-327, ago. 2021.
Resumo: Este artigo argui sobre o possível percurso de reelaboração do gênero verbete do meio impresso para o digital. Tal ponderação leva em conta os preceitos da metalexicografia, o conceito de colônia discursiva (HOEY, 2001), bem como os construtos teórico-metodológicos da Teoria do Hipertexto Digital. A partir da análise contrastiva de dicionários impressos e de dicionários eletrônicos on-line, essencialmente medioestrutural, delineia-se, com base nas evidências atuais, que, aparentemente, seja um pouco cedo para definir que o gênero verbete digital seja uma reelaboração do verbete impresso. Denota-se, pois, um processo de automatização da consulta que, por desrespeitar certos princípios da Lexicografia, tem contribuído mais para o insucesso da demanda dos consulentes do que o contrário, sobretudo, em relação a estudantes.
Abstract: This article argues about the possible course of reelaboration of the genre entry of the print medium to digital. Such a consideration takes into account precepts of metalexicography, the concept of discursive colony (HOEY, 2001), as well as the theoretical-methodological constructs of Digital Hypertext Theory. From the contrastive analysis of printed dictionaries and electronic dictionaries online, essentially mediostructural, we outline, based on the current evidence, that it seems a little early to define that the genre digital entry is a reworking of the printed entry. In fact, it is a process of automation of the consultation that, for disrespecting certain principles of lexicography, has contributed more to the failure of the demand of the consultants than the opposite, especially in relation to students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61121
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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