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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Trilhando a fuga do ego: a estetização do luto no conto Kino, de Haruki Murakami
Título en inglés: Tracking the ego’s escape: the aestheticization of the mourning in the short story Kino, by Haruki Murakami
Autor : Patricio, Pétrus David Sousa
Martins, Edson Soares
Palabras clave : Mímesis;Literatura contemporânea japonesa;Luto;Kino;Haruki Murakami
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : PATRICIO, Pétrus David Sousa; MARTINS, Edson Soares. Trilhando a fuga do ego: a estetização do luto no conto Kino, de Haruki Murakami. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 142-161, jul./set. 2021.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho pretende, a partir do entendimento do processo de mímesis, analisar como o conto Kino (2015), do autor japonês Haruki Murakami, é capaz de estetizar o estado mental do luto. Em um primeiro momento, busca-se fazer o percurso do processo de mimetização, proposto por Paul Ricoeur (1994), e entender como um autor é capaz de apreender um evento do campo da vida e transportá-lo para o campo estético. Em seguida, a literatura contemporânea japonesa é introduzida e situada no âmbito social, para que se possa entender como ela reproduz uma angústia identitária coletiva. No terceiro momento do trabalho, o conto Kino, presente na coletânea Homens sem mulheres, é analisado. A relação dialógica bakhtiniana é a ligação teórico-metodológica entre as seções anteriores e a análise propriamente dita. Nesta, utilizam-se estudos propostos por Freud e Bachelard, para que se possa entender como o luto é elaborado numa narrativa que empreende tanto uma fuga física quanto uma fuga mental. Dessa forma, conclui-se que Murakami, utilizando um conjunto de elementos narrativos, toma o sistema literário do qual faz parte como um mecanismo para a análise de um mal-estar que se inicia no âmbito social e se finda no individual.
Abstract: The present paper intends, from the understanding of the process of mimesis, analyze how the short story Kino (2015), by the Japanese author Haruki Murakami, is capable of aestheticize the mental state of mourning. In a first moment, it seeks to do the course of the mimetic process, proposed by Paul Ricoeur (1994), and understand how one author is capable of grasp an event from the life field and transpose it to the aesthetic work field. Then, the contemporary Japanese literature is introduced and situated in the social sphere, so that it can be understood how it reproduce a collective identity anguish. In the third moment of the paper, the short story Kino, featured in the collection Men without women, is analysed. The Bakhtinian dialogical relationship is the theoretical-methodological link between the previous sections and the analysis itself. In this, it is used the studies proposed by Freud and Bachelard so that it can be understood how the mourning is elaborated in a narrative that imprehends both a physical and a mental escape. That way, it concludes that Murakami, using a set of narrative elements, takes the literary system of which he is part of as a mechanism for the analysis of a discontent that originates in the social sphere and ends in the individual one.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61090
ISSN : 2596-2817 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

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