Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60952
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Uma estratégia pedagógica integradora no ensino da disciplina de Desenho para Engenharia da Universidade Federal do Ceará |
Title in English: | A integrator pedagogical strategy in the teaching of Drawing Subject for Engineering of the Federal University of Ceará |
Authors: | Silva, Alexandre Feitosa Alencar, Cely Martins Santos de Cavancante, Antonio Paulo de Hollanda |
Keywords: | Metodologias de ensino e aprendizagem;Desenho técnico;Tecnologias |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | http://www.abenge.org.br |
Citation: | SILVA, Alexandre Feitosa; ALENCAR, Cely Martins Santos de; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Uma estratégia pedagógica integradora no ensino da disciplina de Desenho para Engenharia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLV., 26 a 26 set. 2017, Joinvile-SC. Anais […], Joinvile-SC., 2017. Tema: Inovação no Ensino/ Apendizagem em Engenharia.” |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A disciplina de Desenho para Engenharia (DPE) é ofertada no primeiro ano das Engenharias do Centro de Tecnologia da UFC, juntamente com Cálculo. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI 2015) em conjunto com dados do Ministério da Educação (MEC), no Brasil, em média, mais da metade dos estudantes ingressantes no curso de Engenharia Civil desistem, sendo umas das principais causas apontadas a pouca aplicação prática nos primeiros anos do curso. Para mudar esse cenário, metodologias de ensino inovadoras, apresentam-se como alternativas ao método tradicional, além de possibilitar experimentações práticas no ciclo básico. O GeoGebra é apresentado como artefato tecnológico no ensino aprendizagem e reúne recursos da geometria, álgebra, gráficos, tabelas, probabilidade e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, esta pesquisa busca uma estratégia pedagógica, utilizando a pesquisa ação e procedimentos do estudo de caso com alunos da Engenharia Civil e Computação da UFC de 2016.1 e 2016.2, a partir da execução das práticas de Geometria Descritiva com desenho instrumental e posteriormente com uso do GeoGebra, de forma híbrica e colaborativa. Com representações de objetos 3D em diferentes artefatos, os alunos puderam integrar conhecimentos de Cálculo e Desenho de maneira mais ativa. Sólidos despercebidos no esboço em grafite, foram vistos de diversas formas e em diferentes suportes. Os resultados são apresentados em gráficos, a partir das análises dos questionários feitos com os participantes. Pôde-se perceber a motivação dos discentes, o melhor rendimento acadêmico, combinando os conteúdos e os métodos tradicionais e inovadores com foco no aprendizado. |
Abstract: | The discipline of Design for Engineering (DPE) is offered in the first year of the Engineering of the UFC Technology Center, along with Calculus. According to data from the National Industrial Confederation (CNI 2015) together with data from the Ministry of Education (MEC), in Brazil on average, more than half of the students entering the Civil Engineering course drop out, one of the main causes being the lack of practical application in the first Years of the course. To change this scenario, innovative teaching methodologies were presented as alternatives to the traditional teaching method, as well as to enable practical project experiments in the basic cycle. GeoGebra is a free software developed for teaching and learning and brings together geometry, algebra, graphs, tables, probability, and symbolic calculations in a single environment. Thus, this research seeks a pedagogical strategy, using the research action and procedures of the case study with students of Civil Engineering of the UFC of 2015 and 2016, where the students executed the practices of Descriptive Geometry with instrumental design and later with use of GeoGebra, in a collaborative and participatory way. With the different representations of 3D objects that interact with each other, the students were able to integrate knowledge of Calculus and Design more actively. Solids unnoticed in the graphite sketch were seen in different forms and in different artifacts. The results are presented in graphs, based on the analysis of the questionnaires made with the participants. Students' motivation, the best academic performance, can be seen, combining traditional and innovative content and methods with a focus on learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60952 |
Appears in Collections: | DIATEC - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_afsilva.pdf | 724,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.