Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60933
Tipo: TCC
Título : Fatores de atratividade nos cursos de tecnologia no ensino superior
Autor : Oliveira, Romilton da Silva
Tutor: Rolim, Germana Ferreira
Palabras clave : Tecnologia da Informação;Relevância;Ensino Superior;Orientação Profissional;Estratégias
Fecha de publicación : 2021
Citación : OLIVEIRA, Romilton da Silva. Fatores de atratividade nos cursos de tecnologia no ensino superior. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo tem como objetivo principal definir os fatores mais importantes que são levados em consideração no momento da escolha de um curso superior voltado a tecnologia da informação na instituição de ensino superior UFC Campus Quixadá. Para este fim, foram definidas quatro dimensões a serem estudadas que foram embasadas no modelo proposto por Mainardes (2007), que são: instituição de ensino, mercado de trabalho, motivos pessoais e curso. Existiu uma política de aumento de vagas no ensino superior no Brasil, e o processo para ingressar nas IES se tornou relativamente mais acessível, portanto, faz-se necessário identificar atributos-chave para desenvolver estratégias de atração a fim de manter as Instituições de Ensino Superior competitivas. Esta pesquisa está fundamentada pelo modelo de análise de atração proposto por Mainardes (2007), sendo qualificada como quantitativa e descritiva. A estratégia para esta pesquisa se utiliza do método survey. A técnica aplicada na coleta de dados foi a criação de um questionário construído na escala Likert através da plataforma Google Forms ao qual foi validada pelo autor Mainardes (2007), e replicado pelos autores Aléssio (2010), Carvalho (2010) e Pontes et al. (2018). Este questionário foi disponibilizado para 572 pessoas que representam o universo desta pesquisa. Das 572 pessoas, foram coletadas 177 respostas que caracterizam a amostra estudada. Os dados foram processados com através da ferramenta IBM SPSS 22. A análise realizada com os dados obtidos, se deu através da estatística descritiva. Os resultados obtidos mostram que os atributos que são mais relevantes para se chegar à escolha de um curso e uma instituição de ensino, estão ligados ao fato de não possuir mensalidade, que no caso é uma instituição pública. Outros fatores considerados importantes são os cursos oferecidos pela instituição de ensino e a aceitação da instituição de ensino pelo mercado de trabalho. Por fim identifica-se que a geração de atração de novos discentes está diretamente ligada ao mercado de trabalho, aos cursos ofertados e imagem que a instituição de ensino passa ao mercado.
Abstract: The main objective of this study is to define the most important factors that are taken into account when choosing a higher education course focused on information technology at the higher education institution UFC Campus Quixadá. For this purpose, four dimensions were defined to be studied, which were based on the model proposed by Mainardes (2007), which are: educational institution, labor market, personal reasons and course. There was a policy of increasing vacancies in higher education in Brazil, and the process for entering HEIs has become relatively more accessible, therefore, it is necessary to identify key attributes to develop attraction strategies in order to keep the Higher Education Institutions competitive. This research is based on the attraction analysis model proposed by Mainardes (2007), being qualified as quantitative and descriptive. The strategy for this research uses the survey method. The technique applied in data collection was the creation of a questionnaire built on the Likert scale through the Google Forms platform, which was validated by the author Mainardes (2007), and replicated by the authors Aléssio (2010) and Pontes et al. (2018). This questionnaire was made available to 572 people representing the universe of this research. Of the 572 people, 177 responses were collected that characterize the studied sample. Data were processed using the IBM SPSS 22 tool. The analysis performed with the data obtained was carried out through descriptive statistics. The results obtained show that the attributes that are most relevant to arrive at the choice of a course and an educational institution are linked to the fact of not having a monthly fee, which in this case is a public institution. Other factors considered important are the courses offered by the educational institution and the acceptance of the educational institution by the labor market. Finally, it is identified that the generation of attraction of new students is directly linked to the job market, the courses offered and the image that the educational institution transmits to the market.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60933
Aparece en las colecciones: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_rdasoliveira.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.