Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60925
Tipo: TCC
Título : MPS.BR Game: proposta de jogo educacional para apoio à aprendizagem do MPS.BR
Autor : Silva, Andreza Renara de Araújo
Tutor: Rabelo, Jacilane de Holanda
Palabras clave : Jogo educacional;MPS.BR;Avaliação de jogos educativos
Fecha de publicación : 2021
Citación : SILVA, Andreza Renara de Araújo. MPS.BR Game: proposta de jogo educacional para apoio à aprendizagem do MPS.BR. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O processo de software é uma das áreas estudadas na Engenharia de Software. Neste contexto, à Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), tomou uma iniciativa nacional, denominada Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), para melhorar a qualidade dos processos de software de organizações brasileiras. No intuito de aplicar estratégias mais engajadoras no processo de ensino aprendizagem, a utilização de jogos como mídia para a disseminação do conhecimento tem sido uma abordagem adotada por professores nos últimos anos. Com isso, o presente trabalho apresenta uma proposta de jogo denominado “MPS.BR GAME”, que visa auxiliar o aluno a fixar, exercitar e aprender sobre o guia de maturidade de software MPS.BR. O jogo foi desenvolvido e avaliado por um grupo de alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) campus de Russas, dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. Os resultados indicaram que em geral os jogadores tiveram sentimentos de que o jogo ensina sobre este conteúdo, assim concluindo que o MPS.BR Game pode ser utilizado para auxílio na aprendizagem do conteúdo do MPS.BR.
Abstract: The software process is one of the areas studied in Software Engineering. In this context, the Association for the Promotion of Excellence in Brazilian Software (SOFTEX), I take a national initiative, called the Brazilian Software Process Improvement Program (MPS.BR), to improve the quality of the software processes of Brazilian associations. In order to apply more engaging strategies in the teaching-learning process, the use of games as a media for the dissemination of knowledge has been an approach adopted by teachers in recent years. With that, the present work presents a game proposal called “MPS.BR GAME”, which aims to help the student to fix, exercise and learn about the maturity guide of the MPS.BR software. The game was developed and evaluated by a group of students from the Federal University of Ceará (UFC) Russas campus, from the Software Engineering and Computer Science courses. The results indicated that, in general, players have feelings that the game teaches about this content, thus concluding that the MPS.BR The game can be used to aid in learning the content of the MPS.BR.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60925
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_arasilva.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.