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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60859
Tipo: | TCC |
Título : | The Turing Trials : proposta de elaboração de um jogo educacional para melhorar o aprendizado em máquinas abstratas e teoria da computação. |
Autor : | Alves, Carlos Emanuel Cordeiro |
Tutor: | Amaro Júnior, Bonfim |
Palabras clave : | Gamificação;Linguagens Formais;Autômatos;Teoria da Computação;Jogo Educacional |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | ALVES, Carlos Emanuel Cordeiro.The Turing Trials : proposta de elaboração de um jogo educacional para melhorar o aprendizado em máquinas abstratas e teoria da computação.2021.45f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência de Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | A gamificação é um tema que se dissemina cada vez mais dentro dos âmbitos profissional e educacional. Conforme o tempo avança, empresas, escolas e universidades ao redor do mundo aplicam a gamificação para otimizar o aprendizado, melhorar o conhecimento sobre uma área específica e fornecer práticas necessárias em ambientes livres de riscos. Porém, o conceito ainda é muito recente e existem muitas áreas de atuação que ainda não se beneficiaram de sua aplicação, incluindo as áreas de linguagens formais, autômatos e teoria da computação. Esse projeto busca apresentar uma aplicação da gamificação dentro do contexto de linguagens formais, autômatos e teoria da computação, através de um jogo educacional que estimula a prática do conteúdo coberto por essas áreas. Para a criação de tais aplicações, foi feito um estudo de caso, que busca avaliar a situação atual do desenvolvimento dentro da tecnologia, seus principais méritos e falhas. Em seguida, esse estudo é contextualizado dentro do ambiente supracitado, sugerindo um projeto de gamificação dentro da área de máquinas de estado finitas, inicialmente. Por fim, os resultados da contextualização são utilizados em um projeto de software, com o intuito de desenvolver um módulo prático que possa oferecer uma ferramenta auxiliar ao ensino das disciplinas em questão e o engajamento característico de um programa de computador gamificado. |
Abstract: | Gamification is a topic that spreads more and more inside the professional and educational scopes. As time goes by, companies, schools, and universities worldwide implement gamification to optimize learning, improve knowledge about a specific field, and provide necessary practise in risk-free environments. However, the concept is still very recent and there are many areas of expertise that still don’t benefit from its application, including formal languages, automata theory and theory of computation areas. This project seeks to present a gamification application inside the context of formal languages, automata theory and theory of computation through an educational game that stimulates the practice of the content covered by these areas. To create that application, a case study was made, which seeks to evaluate the actual situation of this technology’s development, its main merits and flaws. After this, the study is contextualized inside the environment mentioned above, sugesting a gamification project inside the finite state machine’s scope. Finally, the contextualization results are used in a software project to develop a practical module that can offer a support tool for the learning of the mentioned subjects and the distinctive engagement of a gamified computer program. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60859 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias |
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