Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60856
Tipo: Artigo de Evento
Título: Relato de experiências com a Metodologia BIM no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Report of experiences with the BIM Methodology in the Center of Technology of the Federal University of Ceará
Autor(es): Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Alencar, Cely Martins Santos de
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Palavras-chave: Engenharia;Tecnologia;BIM;Modelagem da informação
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abenge.org.br
Citação: SOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar, ALENCAR, Cely Martins Santos de; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Relato de experiências com a Metodologia BIM no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLV., 26 a 26 set. 2017, Joinvile-SC. Anais […], Joinvile-SC., 2017. Tema: Inovação no Ensino/ Apendizagem em Engenharia.”
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o andamento das experiências adquiridas com a metodologia BIM (Building Information Modeling) por meio das disciplinas de Desenho Para Engenharia no CT-UFC, bem como outras iniciativas de abordagem do tema e fazer um comparativo com as demandas do mercado de construção civil atual. O objetivo específico é de fazer um diagnóstico crítico dos processos de implantação de plataforma BIM adotado pelas principais empresas do setor. O trabalho tem como metodologia, uma revisão bibliográfica descritiva de avaliação interna que revele o diagnóstico dos problemas a serem enfrentados. Em segundo nível, um diagnóstico a partir de empresas quanto ao projeto organizacional do workflow de eventos e documentos, bem como a avaliação de produtos e as transições de uso das ferramentas 2D CAD para modelagens 3D BIM, parametrizadas. Em seguida, rever quais os tipos de disciplinas entendem a plataforma BIM e de que forma isto vem acontecendo dentro do Centro de Tecnologia. O primeiro deles, em aspectos pedagógicos, avaliar a abordagem adotada, na maior parte do curso, consiste em aulas expositivas, com a utilização de recursos de multimídias. Em algumas ocasiões é possível o convite de profissionais tanto da academia como do mercado palestrar sobre temas de interesse ao escopo da disciplina, oferecendo um contraponto a abordagem tradicional em sala de aula. Os resultados da revisão da literatura e as experiências locais do mercado, revelam a necessidade de aproximação entre os setores e a busca por novas linhas de pesquisa e projetos de extensão.
Abstract: This study aims to assess how is the progress of BIM education in design disciplines for Engineering in CT-UFC and the comparison of the demands of the current market, with visits to companies in the construction sector, which has been making platform use. The specific objective is to make a critical analysis of the BIM platform deployment processes adopted by leading companies. The work has the methodology, an internal evaluation of descriptive literature review reveals that the diagnosis of the problems to be faced. In the second level, a diagnosis from companies on the organizational design of the events and documents workflow, as well as the evaluation of products and the use of transitions from 2D CAD tools for modeling 3D BIM, parameterized. Then review what types of disciplines understand the BIM platform and how this is happening within the Technology Center. The first, in educational aspects, to evaluate the approach adopted in most of the course consists of lectures, with the use of multimedia resources. Sometimes it is possible to invite professionals from both academia and the market lectures on topics of interest to the scope of the subject, offering a counterpoint to the traditional approach in the classroom. The literature review results and local market experience, reveal the need for closer ties between the sectors and the search for new lines of research and extension projects.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60856
Aparece nas coleções:DIATEC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_lhchsousa.pdf346,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.