Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Alessandra Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-04T15:28:20Z | - |
dc.date.available | 2021-10-04T15:28:20Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Alessandra Silva. Tecnologias em saúde mental junto a adolescentes - guardiões da vida nas escolas. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 198-208, jul./dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740 | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60831 | - |
dc.description.abstract | Indicators of psychological distress in adolescence contrast with the provision of public policies and social technology available to this population. We consider social and affective technology the construction of strategies, products and objects that can be used to mediate human relationship with reality and allow the construction of new possibilities of thinking and acting, in the face of what has been experienced. This article will seek to report the path of the experience and the strategies on the construction of a methodology for working with and for adolescents, Guardians of Life in Schools, and the elaboration of an emotional care booklet for adolescents, with the objective of building resources to protect mental health and prevent suicide, involving intersectoral articulation of themes and flows in education, health, and assistance. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Tecnologias em saúde mental junto a adolescentes - guardiões da vida nas escolas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A existência de indicadores de sofrimento psíquico na adolescência contrasta com a oferta de políticas públicas e de tecnologia social disponível para essa população. Consideramos tecnologia social e afetiva a construção de estratégias, produtos e objetos que possam ser utilizados para mediar a relação do humano com a realidade e permitir a construção de novas possibilidades de pensar, agir e fazer diante do vivido. Construímos uma metodologia de trabalho com e para adolescentes, Guardiões da Vida nas Escolas, e elaboração de livreto de cuidados emocionais para adolescentes, com objetivo de fortalecer cuidados em saúde mental e prevenção ao suicídio, envolvendo articulação intersetorial de temáticas e fluxos em educação, saúde e assistência, e o presente artigo procurará relatar o percurso dessa experiência e as estratégias construídas. | pt_BR |
dc.title.en | Mental health technologies with adolescents - guardians of life in schools | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_asxavier.pdf | 626,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.