Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60830
Tipo: Artigo de Periódico
Título: (In)Segurança no campo da extensão universitária: micropolíticas das afetações com crianças na periferia
Título em inglês: (In)Security in the field of university extension: micropolitics of affectations with children in the periphery
Autor(es): Quixadá, Luciana Martins
Menezes, Jaileila de Araújo
Palavras-chave: Extensão universitária;Infância;Periferia;Insegurança;Micropolítica
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Psicologia
Citação: QUIXADÁ, Luciana Martins; MENEZES, Jaileila de Araújo. (In)Segurança no campo da extensão universitária: micropolíticas das afetações com crianças na periferia. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 188-197, jul./dez. 2021.
Resumo: Esse texto tem como objetivo pautar um debate analítico a partir dos afetos experimentados por uma professora pesquisadora ao acessar um território de periferia na cidade de Fortaleza-CE, bem como apresentar os motivos que a levaram a empreender a travessia para o outro lado dessa cidade dividida e as repercussões disso nas ações de um projeto de Extensão. A relevância dessa escrita está em promover uma reflexão crítica sobre o binômio segurança/insegurança que atravessa o contexto da extensão universitária. Qual o limite de realidade da (in)segurança? Quais afetos paralisantes e mobilizadores podemos acessar nos territórios dessa atividade acadêmica?Para dialogar com essas questões, optamos pelo recorte de cenas dessa inserção na periferia, apresentando algumas micropolíticas resultantes das afetações produzidas pela participação dos sujeitos envolvidos nesse projeto, através de análises sobre a relação entre as crianças participantes e a equipe acadêmica; a relação dessas crianças com seu bairro e com a cidade (para além dos “muros” da periferia).
Abstract: This text aims to guide an analytical debate from the affections experienced by a researcher teacher when accessing a peripheral territory in the city of Fortaleza-CE, as well as presenting the reasons that led her to undertake the crossing to the other side of this divided city and the repercussions of this on the actions of an Extension project. The relevance of this writing is to promote a critical reflection on the binomial security / insecurity that crosses the context of university extension. What is the reality limit of (in)security? What paralyzing and mobilizing affects can we access in this academic activity’s territories? In order to dialogue with these questions, we chose to cut scenes of this insertion in the periphery, presenting some micropolitics resulting from the affectations produced by the participation of the subjects involved in this project, through analyzes of the relationship between the participating children and the academic team; the relationship of these children with their neighborhood and the city (beyond the “walls” of the periphery).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60830
ISSN: 2179-1740
0102-1222
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_lmquixadá_jamenezes.pdf286,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.