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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Considerações sobre a relacionalidade nas pesquisas participativas com crianças e jovens no/do sul global
Título en inglés: Notes on the relationality in participatory researches with children and youth in/of the global south
Autor : Lara, Juliana Siqueira de
Tumolo, Paula Pimentel
Grisolia, Felipe Salvador
Savegnago, Sabrina Dal Ongaro
Palabras clave : Crianças;Jovens;Pesquisa participativa;Relacionalidade
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista de Psicologia
Citación : LARA, Juliana Siqueira de; TUMOLO, Paula Pimentel; GRISOLIA, Felipe Salvador; SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro. Considerações sobre a relacionalidade nas pesquisas participativas com crianças e jovens no/do sul global. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 173-187, jul./dez. 2021.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo apresenta reflexões sobre a pesquisa participativa a partir das relações estabelecidas entre crianças, jovens e adultos. Tendo como base as diferentes pesquisas que os autores participaram, se problematizam dois universalismos que se fazem ver nos estudos com crianças e jovens. De um lado, há o universalismo da psicologia do desenvolvimento que objetifica crianças e jovens como indivíduos menos capazes e em vias de aquisição de racionalidade e identidade. De outro lado, estudos recentes realizados eminentemente em países do Norte tomam as novas gerações como seres autônomos que podem claramente enunciar sua voz e ponto de vista se dadas as condições para tal. Em antagonismo a tais universalismos, se defende a ideia de que a relação interdependente entre pesquisador e pesquisado produz ambos os sujeitos e que é nesta relação que a pesquisa pode se fazer participativa e relevante para aqueles que nela tomam parte.
Abstract: The present article presents a series of reflections upon participatory research, focusing on the relationships established between children, young people and adults. Based on the different researches the authors have taken part in two universalisms often present in studies with children and young people are problematized. On the one hand, developmental psychology’s universalism objectifies children and young people as individuals who are less capable than, and in the process of acquiring rationality and identity. On the other hand, recent studies conducted mainly in the global North project the newer generations as autonomous beings that can clearly enunciate their voices and state their points of view, as long as the proper conditions to do so are guaranteed. In opposition to such universalisms, it is defended that the interdependent relationship between the researcher and the researchee produces both subjects, and that it is through this relationship that the research can be made participatory and relevant to those taking part in it.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60829
ISSN : 2179-1740
0102-1222
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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