Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60801
Tipo: Artigo de Evento
Título: Metodologia de aprendizagem cooperativa aplicada à matemática no ensino médio com a colaboração do Curso de Engenharia Civil
Título em inglês: The Cooperative Learning Methodology applied to mathematics in middle school with the colaboration of the Civil Engineering Course
Autor(es): Lopes, Tereza Margarida Xavier de Melo
Alencar, Cely Martins Santos de
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa;Matemática;Educação;Engenharia civil
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abenge.org.br
Citação: LOPES, Tereza Margarida Xavier de Melo; ALENCAR, Cely Martins Santos de. Metodologia de Aprendizagem Cooperativa aplicada à matemática no ensino médio com a colaboração do Curso de Engenharia Civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I., 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”
Resumo: Em meio às dificuldades enfrentadas pela escola pública no processo de ensino- aprendizagem, é notório que o rendimento acadêmico dos alunos apresenta resultados críticos principalmente na disciplina de matemática. Tal fator é comprovado estatisticamente através dos resultados obtidos pela avaliação diagnóstica realizada anualmente pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Diante de tal problemática, é imprescindível que projetos educacionais sejam desenvolvidos a fim de facilitar a interação direta entre os membros, propiciando o compartilhamento de conhecimento com a finalidade de aumentar o rendimento acadêmico. Em meio a esse contexto, surgiu um projeto educacional baseado na metodologia de Aprendizagem Cooperativa (AC) com o objetivo de melhorar o aprendizado dos estudantes do ensino médio na disciplina de matemática vinculando a teoria à prática da engenharia civil, sendo o projeto denominado como “A Matemática aplicada à Construção Civil”. O programa possibilitou que os discentes contemplados aprimorassem suas habilidades socioemocionais, uma vez que os estudantes se tornaram aptos para trabalhar em equipe, desenvolver a responsabilidade individual e grupal, além de otimizar o tempo de estudo. Diante dos resultados obtidos, foi possível perceber que a AC traz benefícios ao processo de ensino-aprendizagem, pois incentiva o compartilhamento de saberes e torna o aprendizado mais sólido. Acredita-se que pequenos projetos como este proporcionam transformações significativas e, gradativamente, podem remodelar a conjuntura do sistema educacional atual.
Abstract: Among the difficulties faced by the public school in the teaching-learning process, it is well known that the students' academic performance presents critical results mainly in the mathematics discipline, this factor is statistically proven through the results obtained by the diagnostic evaluation carried out annually by the Secretariat of Education of the State of Ceará (SEDUC). Faced with such a problem, it is imperative that educational projects be developed in order to facilitate direct interaction among members, providing knowledge sharing for the purpose of increasing academic achievement. In the midst of this context, an educational project based on Cooperative Learning (CA) methodology emerged. Its purpose was to improve the learning of high school students in the discipline of Mathematics by linking theory to the practice of civil engineering, so the project was termed as "The Mathematics Applied to Civil Construction". The program made it possible for envisaged students to enhance their social and emotional skills as students became able to work in teams, develop individual and group responsibility, and optimize study time. Given the results obtained, it was possible to perceive that CA brings benefits to the teaching-learning process, as it encourages the sharing of knowledge and makes learning more solid. It is believed that small projects like this provide great educational transformation and can gradually reshape the current educational system.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60801
ISSN: 2175 - 957X
Aparece nas coleções:DIATEC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_tmxdemlopes.pdf453,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.