Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60740
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A criança na perspectiva da Biblioteconomia e da Ciência da Informação a contribuição dos estudos de usuários para o desenvolvimento da competência informacional infantil |
Título en inglés: | Children from the perspective of Biblioteconomy and Information Science: the contribution of user studies to the development of children's information competence |
Autor : | Aguiar, Niliane Cunha de Gomes, Marcos Aurélio |
Palabras clave : | Estudos de usuários;Crianças;Competência informacional infantil |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Informação em Pauta |
Citación : | AGUIAR, Niliane Cunha de; GOMES, Marcos Aurélio. A criança na perspectiva da Biblioteconomia e da Ciência da Informação: a contribuição dos estudos de usuários para o desenvolvimento da competência informacional infantil. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 6, p. 1-22, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O universo infantil tem sido objeto de estudo por meio de metodologias específicas em vários campos, dentre os quais a Educação, a Psicologia e o Marketing. Todavia, nota-se uma carência de estudos na área da Ciência da Informação e, consequentemente, na Biblioteconomia. Desta forma, o trabalho ora realizado intenta, por meio de levantamento bibliográfico e estudo bibliométrico, demonstrar a necessidade de reflexão sobre as melhores práticas de realização de estudos com o público infantil em unidades de informação. Os resultados da análise bibliométrica realizada na base de dados BRAPCI destaca a ausência de trabalhos na área de Ciência da Informação sobre a temática, demonstrando a relevância de novas pesquisas que desenvolvam práticas capazes de descobrir as necessidades informacionais das crianças, favorecendo a criação de novos produtos e serviços de informação em bibliotecas infantis e escolares para desenvolver a competência informacional infantil. |
Abstract: | The children's universe has been the object of study through specific methodologies in several fields, including Education, Psychology and Marketing. However, there is a lack of studies in the area of Information Science and, consequently, in Librarianship. In this way, the work now attempted, by means of bibliographic survey and bibliometric study, to demonstrate the need for reflection on the best practices for conducting studies with children in information units. The results of the bibliometric analysis carried out in the BRAPCI database highlights the absence of work in the area of Information Science on the subject, demonstrating the relevance of new research that develop practices capable of discovering the informational needs of children, favoring the creation of new products and information services in children's and school libraries to develop children's information competence. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60740 |
ISSN : | 2525-3468 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_ncaguiarmcgomes.pdf | 550,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.