Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60681
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Maratona de cálculo: um projeto de incentivo à aprendizagem do cálculo no Curso de Engenharia |
Title in English: | Marathon of calculus: a project of incentive to the learning of the calculation in the Engineering Course |
Authors: | Cunto Filho, Rafael Sousa, José Rubens Rodrigues de Pontes, Maria das Graças Santos Rufino Pontes, Ricardo Silva Thé |
Keywords: | Competição;Maratona de cálculo;Problemas no aprendizado;Cálculo I;Deficiência no ensino de matemática |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | www.abenge.org.br |
Citation: | CUNTO FILHO, Rafael; SOUSA, José Rubens Rodrigues de; PONTES, Maria das Graças Santos Rufino; PONTES, Ricardo Silva Thé. Maratona de cálculo: um projeto de incentivo à aprendizagem do cálculo no Curso de Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo apresenta uma atividade motivadora, realizada no âmbito do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza, com vista a desenvolver de forma mais eficiente a relação ensino aprendizagem nas disciplinas do Cálculo Diferencial e Integral para alunos dos cursos de Engenharia. Essa atividade que foi planejada pelos professores de cálculo da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com a parceria da Assessoria Pedagógica do CCT, chama-se de “Maratona de Cálculo” e tem o formato de uma competição anual, onde alunos em equipes são convidados a desenvolver atividades criativas, colaborativas e eficazes, no âmbito do cálculo diferencial e integral aplicado à engenharia. O objetivo maior é motivar os alunos de engenharia, principalmente os ingressantes, ao estudo do Cálculo diferencial e integral como ferramenta de formação de profissionais de excelência e preparados para os complexos desafios do próximo milênio. A Maratona de Cálculo foi dividida em 3 etapas, a primeira a largada, em seguida a meia maratona e por fim, o Sprint final. Em cada fase são exploradas ações colaborativas (trabalho em equipe), interpretação de problemas de situações reais, criatividade e concentração, para resolverem problemas que necessitem do conhecimento do cálculo diferencial e integral. O projeto tem sido bem-sucedido, visto que já está no terceiro ano de competição, mostrando um forte engajamento dos alunos dos diversos cursos de engenharia oferecidos pela UNIFOR. Este artigo discutirá especificamente os resultados da primeira maratona de cálculo, realizada no primeiro semestre de 2017. |
Abstract: | This article presents a motivating activity applied on the Center of Technological Sciences of the University of Fortaleza, in order to desenvolve more efficiently the relation between teaching and learning in the disciplines of Differential and Integral Calculus for students of Engineering courses. This activity, which was planned by the professor of calculus of the University of Fortaleza - UNIFOR, with the partnership of the Pedagogical Advisory Service of the CCT, is called a "Marathon of Calculation" and is in the form of an annual competition, where students in teams are invited to desenvolve creative, collaborative and effective activities, with focus on differential and integral calculus applied to engineering. The main objective is to motivate the engineering students, especially the students, to study the differential and integral calculus as a tool for training professionals of excellence and prepared for the complex challenges of the next millennium. The Calculation Marathon was divided into 3 stages, the first the start, then the half marathon and finally the final Sprint. In each phase, collaborative actions (teamwork), interpretation of problems of real situations, creativity and concentration are explored to solve problems that require the knowledge of differential and integral calculus. The project has been successful since it is already in its third year of competition, showing a strong commitment from students of the various engineering courses offered by UNIFOR. This article will specifically discuss the results of the first calculation marathon, held in the first half of 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60681 |
Appears in Collections: | DEEL - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_rcuntofilho.pdf | 771,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.