Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6063
Tipo: Artigo de Evento
Título : Modelo de pesquisa de satisfação dos clientes e perfil dos usuários: estudo de caso na construção habitacional
Autor : Costa, George Silva
Barros Neto, José de Paula
Palabras clave : Satisfação do consumidor;Pesquisas de mercado
Fecha de publicación : 2010
Editorial : CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Citación : COSTA, G. S. ; BARROS NETO, J. P. Modelo de pesquisa de satisfação dos clientes e perfil dos usuários: estudo de caso na construção habitacional. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 6., 2010, Niterói. Anais... Niterói: CNEG, 2010. p. 01-17.
Resumen en portugués brasileño: Conhecer melhor o perfil dos clientes e os requisitos valorizados pelos mesmos é uma maneira prática de desenvolver melhores produtos residenciais, retroalimentando os resultados de pesquisas junto aos usuários em seus diversos projetos. Diiante disso, apresentamos este trabalho realizado pelo GERCON - grupo de pesquisa e assessoria em gerenciamento da construção, do Centro de Tecnologia da UFC, onde se desenvolveu um modelo para levantar os requisitos valorizados pelos clientes e o perfil dos mesmos. Apresentamos um estudo de caso sobre a referida metodologia que foi utilizada três vezes em uma mesma empresa construtora de grande porte, na cidade de Fortaleza-CE, possibilitando acompanhar os impactos da pesquisa na organização, erros reincidentes, correções propostas e evolução do próprio modelo de pesquisa junto aos clientes. A pesquisa atualmente é dividida nas seguintes etapas: Desenvolvimento do plano de pesquisa, Levantamento de dados e Análise dos resultados, com destaque para as ferramentas desenvolvidas para esta última fase: dados gerais (perfil dos clientes); médias de satisfação, importância e delta; matriz satisfação x importância; aspectos positivos e negativos; itens críticos, árvore de objetivos, e mudanças na planta. No decorrer das pesquisas realizadas nos anos de 2003, 2005 e 2007, obtiveram-se resultados interessantes para a empresa participante, e uma evolução do modelo para melhor suprir às necessidades da mesma.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6063
ISSN : 1984-9354
Aparece en las colecciones: DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_eve_jpbarrosneto_modelo.pdf363,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.