Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60584
Tipo: Artigo de Evento
Título : Avaliação do uso de mídias digitais como ferramenta para desenvolvimento de Projetos de Graduação (PGs) interdisciplinares em Engenharia Civil
Título en inglés: Evaluation of the use of digital media as a tool for the development of interdisciplinary Undergraduation Projects in Civil Engineering
Autor : Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Macedo, Iago Fillipi Patrocínio
Cassiano, Demostenis Ramos
Diógenes, Daianne Fernandes
Furtado, Ismael Pordeus Bezerra
Palabras clave : Ensino;Engenharia civil;Metodologias ativas;Mídias digitais;Interdisciplinaridade
Fecha de publicación : 2019
Editorial : http://www.abenge.org.br
Citación : CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; MACEDO, Iago Fillipi Patrocínio; CASSIANO, Demostenis Ramos; DIÓGENES, Daianne Fernandes; FURTADO, Ismael Pordeus Bezerra. Avaliação do uso de mídias digitais como ferramenta para desenvolvimento de Projetos de Graduação (PGs) interdisciplinares em Engenharia Civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Resumen en portugués brasileño: A complexidade crescente da vida demanda o desenvolvimento de capacidades humanas. O processo educacional centrado no aluno e mediado pelas tecnologias de informação surge como ferramenta relevante. Esse trabalho relata a experiência nas disciplinas Projeto de Graduação I e II. O evento "Sessão de Cinema" foi realizado, mostra de vídeos curtos (2 min) que abordaram os trabalhos de conclusão de curso de Engenharia Civil. Essa mostra teve como público-alvo os calouros que cursavam a disciplina de Introdução à Engenharia Civil. Entre os objetivos do trabalho estão o desenvolvimento de habilidades como comunicação oral através de mídias digitais, eficiência na comunicação rápida e desenvolvimento da melhor interação entre os alunos para combater a evasão. Para o desenvolvimento do trabalho, primeiramente, aconteceu o planejamento e a roteirização dos vídeos. Em seguida, as gravações e a edição foram realizadas. Os vídeos foram expostos no evento e disponibilizados no YouTube, no canal “Dormi Aluna, Acordei Professora”. Nota-se que com o uso dos vídeos, os calouros puderam conhecer melhor o curso e as diversas áreas de estudo do mesmo. Os formandos avaliaram como positivo o processo de produção de vídeos como ferramenta de divulgação dos trabalhos e aprendizagem. A produção, com elevada demanda de tempo, choca com outras atividades e foi de execução complexa. Como conclusão, pode-se afirmar que os vídeos podem ser uma mídia a ser incorporada ao PGs, agindo como forma de divulgação e despertar da criatividade dos alunos com apresentação dos projetos não somente através da monografia auxiliando na formação interdisciplinar.
Abstract: The increasing complexity of life demands the development of human capacities. The student-centered and mediated educational process of information technology emerges as a relevant tool. This work reports the experience in the disciplines Graduation Project I and II. The "Session of Cinema" event was held, a short video show (2 min) that approached the works of conclusion of Civil Engineering course. This event had as target audience the freshmen who attended the discipline of Introduction to Civil Engineering. Among the objectives of the work are the skills’ development such as oral communication through digital media, efficiency in rapid communication and development of the best interaction among students to combat evasion. For the development of the work, the planning and the routing of the videos first took place. Then the recordings and editing were performed. The videos were exposed at the event and made available on YouTube on the "Dormi Aluna, Acordei Professora" channel. It is noticed that with the use of the videos, the freshmen were able to know better the course and the different areas of study of the same one. The students assessed the video production process as a positive tool for disseminating their work and as learning strategy. The production, with a high demand of time, clashes with other activities and was of complex execution. As a conclusion, it can be affirmed that the videos can be a tool to be incorporated into the PGs, acting as a way of dissemination and awakening of the creativity of the students with presentation of the projects not only through the monograph assisting in the interdisciplinary formation.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60584
Aparece en las colecciones: DET - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_eve_vtfcastelobranco.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.