Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60562
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Aplicação de Business Intelligence para avaliação e otimização da disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos |
Título en inglés: | Application of Business Intelligence for the evaluation and optimization of the discipline of Power System Protection |
Autor : | Carneiro, José Airton Borges Faustino, Bruno Luiz Fernandes, Nathanael Vasconcelos Lima, Marcelo Costa Sampaio, Raimundo Furtado Leão, Ruth Pastôra Saraiva Barroso, Giovanni Cordeiro Prata, Igor Pinheiro |
Palabras clave : | Proteção de sistemas elétricos;Ensino de engenharia elétrica;Avaliação;Didática;Net Promoter Score |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | http://www.abenge.org.br |
Resumen en portugués brasileño: | O setor elétrico vem passando por grandes transformações estruturais e tecnológicas nos últimos anos, que têm contribuído para reformulações de projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em engenharia e motivado professores a repensar sua metodologia de ensino para garantir a formação de alunos com perfil profissional em consonância com as evoluções científicas e as mudanças no mercado de trabalho. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é apresentar a metodologia de avaliação aplicada para melhoria do processo de ensino aprendizado da disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência a partir da opinião dos alunos. Para avaliação da disciplina de proteção foi disponibilizado aos alunos um questionário no Google Forms, e utilizou-se o software Power BI para análise dos dados coletados. Tomando-se como base o Net Promoter Score (NPS), todos os aspectos avaliados se enquadraram na Zona de Aperfeiçoamento. |
Abstract: | The electrical sector has been undergoing major structural and technological changes in recent years, which have contributed to the reformulation of political-pedagogical projects of undergraduate courses in engineering and motivated teachers to rethink their teaching methodology to ensure the training of students with a professional profile in scientific developments and changes in the labor market. In this context, the objective of this article is to present the methodology of evaluation applied to improve the learning process of the discipline of Protection of Electric Power Systems from the students' opinion. To evaluate the protection discipline, a questionnaire was made available to students in Google Forms, and Power BI software was used to analyze the data collected. Based on the Net Promoter Score (NPS), all evaluated aspects were included in the Improvement Zone. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60562 |
Aparece en las colecciones: | DEEL - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_jabcarneiro.pdf | 658,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.