Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60560
Tipo: Artigo de Evento
Título : Aplicação da tutoria rotativa como forma de ensino e aprendizagem de software em engenharia
Título en inglés: Application of the rotary tutoring as a form of teaching and learning of software in engineering
Autor : Firmeza, Lucas Farias
Carneiro, Antonio Henrique Azevedo
Rodrigues, Brenda Arielly Mendonça
Facó, Jefferson de Sousa
Martins, Jonatas Medeiros de Freitas Cacau
Bertini, Alexandre Araújo
Palabras clave : Cooperação;Software;Tutoria;Metodologia;Aprendizagem
Fecha de publicación : 2019
Editorial : http://www.abenge.org.br
Citación : FIRMEZA, Lucas Farias; CARNEIRO, Antonio Henrique Azevedo; RODRIGUES, Brenda Arielly Mendonça; FACÓ, Jefferson de Sousa; MARTINS, Jonatas Medeiros de Freitas Cacau ; BERTINI, Alexandre Araújo. Aplicação da tutoria rotativa como forma de ensino e aprendizagem de software em engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Resumen en portugués brasileño: Sabe-se que há muito tempo o processo de aprendizagem, em âmbito mundial, se configura, predominantemente, em uma forma de captar, passivamente, informações dadas por um agente ativo, conhecido como professor. No entanto, com o avanço tecnológico, urge a necessidade do desenvolvimento de métodos de aprendizagem e de tomada de decisão mais simples e mais rápidos, em que não seja necessária a concentração do conhecimento em, apenas, alguns indivíduos. Com isso, o grupo PET, Civil, da Universidade Federal do Ceará, desenvolveu a atividade “Coopera PET” que tinha como objetivo utilizar a metodologia da tutoria rotativa para melhorar o nível de destreza e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre um software. A atividade consistia em condicionar o estudo prévio do tutorial do software, de acordo com o plano de conteúdo estipulado pela comissão organizadora da atividade, e em dividir os conteúdos entre os participantes que deveriam estudá-lo e repassar aos demais em encontros previamente marcados. Considerados tutores, estes recebiam a responsabilidade de preparar formas de melhorar a aprendizagem dos demais. Apesar da dificuldade sentida devido à aplicação de uma metodologia inovadora, a atividade proporcionou ao grupo uma maior autonomia em relação à aprendizagem e pôde-se comprovar que as atividades mais práticas conquistam mais facilmente o interesse dos alunos.
Abstract: It's noticed that the learning process, around the world, is a method to collect, passively, informations given by an active agent, known as teacher. However, technology’s advancement requires the development of easier and faster learning methods, been unnecessary the knowledge concentration in a few people. Due to this, the group “PET,Civil”, from Federal University of Ceará (UFC), developed an activity, called “CooperaPET”, based on the application of rotative tutoring method as an improvement tool in software’s learning process. According to the stipulated content plan of the organizing committee of the activity, it consisted in conditioning a previous study of the software’s tutorial, dividing the contents between the participants who should studied it and pass on to others in previously schedule meetings. Considered tutors, these were given the responsibility to prepare ways to improve the others learning. Despite the difficulty felt due to the application of this innovative methodology, the activity provided to the group a greater learning autonomy and it could be verified that the more practical activities conquest more easily the students interest.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60560
Aparece en las colecciones: DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_eve_lffirmeza.pdf718,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.