Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60488
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Proposta de nivelamento em BIM para os discentes e egressos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará |
Título en inglés: | BIM leveling proposal for discent and egresses from the Civil Engineering Course of The Federal University of Ceará |
Autor : | Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar Goncalves, Sabrina Rodrigues Alencar, Cely Martins Santos de |
Palabras clave : | BIM;Engenharia civil - Estudo e ensino (Superior);Nivelamento;Engenharia |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | http://www.abenge.org.br |
Citación : | SOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; ALENCAR, Cely Martins Santos de. Proposta de nivelamento em BIM para os discentes e egressos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.” |
Resumen en portugués brasileño: | Na esfera do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, existe uma carência no que tange as aplicações do Building Information Modeling BIM. Diante disso, foram necessárias ações complementares permeando a graduação, como a criação de uma disciplina optativa, realização de eventos, bem como a criação de um projeto de extensão. Nesse cenário, até então as ações desenvolvidas de forma mais intensiva foram direcionadas aos discentes do curso, como é o caso da disciplina optativa e do projeto de extensão supracitado. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de engenharia civil, recomenda o desenvolvimento de atividades que aproximem os discentes do ambiente profissional. Nesse contexto, temos a estratégia BIM BR que dentre seus objetivos, traz o estimulo a capacitação em BIM, dentre outros. Assim, objetiva-se com este trabalho, propor um nivelamento do BIM, associado a ferramentas e tecnologias complementares, aos discentes e egressos do curso de Engenharia Civil, com o fito de fomentar o BIM integrado entre a academia o mercado de forma mais incisiva e direcionada. Nesse cenário, serão desenvolvidos quatro módulos de capacitação sob temáticas: BIM, Lean, Programação visual, realidade virtual e aumentada. Esses módulos serão conduzidos de forma colaborativa entre os discentes, egressos e profissionais convidados, a fim de promover o engajamento dos envolvidos. Espera-se que ao final do processo, os participantes desenvolvam tanto relatos de experiências para que outras universidades possam replicar a ação, como ainda, desenvolvam novas soluções no tocante a engenharia do que foi experienciado. |
Abstract: | In the sphere of the Civil Engineering course at the Federal University of Ceará, there is a lack regarding the applications of Building Information Modeling BIM. In view of this, complementary actions were necessary to permeate the undergraduate course, such as the creation of an optional discipline, holding events, as well as the creation of an extension project. In this scenario, until then the actions developed in a more intensive way were directed to the students of the course, as is the case of the optional discipline and the extension project mentioned above. The National Curricular Guidelines for the civil engineering course recommends the development of activities that bring students closer to the professional environment. In this context, we have the BIM BR strategy which, among its objectives, encourages training in BIM, among others. Thus, the objective of this work is to propose a leveling of BIM, associated with complementary tools and technologies, to students and graduates of the Civil Engineering course, with the aim of promoting BIM integrated between academia and the market in a more incisive and directed. In this scenario, four training modules will be developed under themes: BIM, Lean, Visual programming, virtual and augmented reality. These modules will be conducted in a collaborative manner between students, graduates and invited professionals, in order to promote the engagement of those involved. It is expected that at the end of the process, participants will develop both experience reports so that other universities can replicate the action, as well as, develop new solutions regarding the engineering of what has been experienced. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60488 |
Aparece en las colecciones: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_eve_lhchsousa.pdf | 377,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.