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Tipo: TCC
Título: Análise bibliométrica de estudos em educação financeira
Autor(es): Bezerra, Yuri Joshua Rocha
Orientador: Correa, Denise Maria Moreira Chagas
Palavras-chave: Educação Financeira;Estudo Bibliométrico
Data do documento: 2021
Citação: BEZERRA. Y. J. R. Análise bibliométrica de estudos em educação financeira. 2021. 57 f. Monografia (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Considerando a importância da educação financeira e a necessidade de educar os cidadãos no que diz respeito aos seus recursos, no Brasil, foram determinados planos e estratégias com o intuito de disseminar o tema, entretanto, uma parcela significativa da população ainda não possui conhecimentos suficientes para uma melhor saúde financeira. Em vista disso, este estudo buscou investigar o perfil das publicações científicas sobre Educação Financeira desenvolvidas no país de 2015 a 2020, a fim de identificar aspectos importante acerca da referidas publicações, tais como: frequência de publicações anuais, predominância dos assuntos centrais, gênero e região dos pesquisadores, bem como o tipo de pesquisa prevalente, consoante a classificação dos estudos quanto aos objetivos, abordagens do problema de pesquisa e técnicas empregadas, qualis dos periódicos e o índice de impacto destas publicações. Assim, este estudo descritivo, qualitativo, quantitativo e bibliométrico analisou os 20 trabalhos com Educação Financeira no título, encontrados no portal de periódicos da CAPES. Os resultados mostraram que a média anual de 2015 a 2020 foi de 4 trabalhos. 70% deles foram publicados em periódicos com qualis A e o restante, qualis B. Não foi identificada uma prevalência de gênero dos autores, entretanto, somente foi possível identificar índice-h de 30% deles, sendo possível afirmar que, dentre eles, o índice h variou de 1 a 59, podendo-se afirmar que houve uma prevalência de autores com elevado impacto, uma vez que 2/3 destes 15 autores possuíam mais de 100 citações. Quanto à tipologia, foi observada uma prevalência de trabalhos exploratórios, qualitativos, e com dados coletados por meio de pesquisa de campo. Conclui-se pela importância de que seja incentivada a difusão deste tema no país, visto que a maioria das publicações encontradas são mais recorrentes na região sul e sudeste do país, com poucas redes de coautoria e por um número muito reduzido de instituições brasileiras.
Abstract: Considering the importance of financial education and the need to educate citizens with regard to their resources, in Brazil, plans and strategies were determined with the aim of disseminating the subject, however, despite the efforts, a significant portion of the population has not yet has sufficient knowledge for better financial health. In view of this, this study sought to investigate the profile of scientific publications on Financial Education developed in the country from 2015 to 2020, in order to identify aspects such as frequency of publications, predominance of central issues, gender and region of researchers, as well as to point out the prevalent type of research depending on the classification of studies regarding objectives, approaches to the research problem and techniques employed, qualis of journals and the impact index of these publications. Thus, this descriptive, qualitative, quantitative, and bibliometric study analyzed all 20 works with Financial Education in the title, found on the CAPES journal portal. The results showed that the annual average from 2015 to 2020 was 4 works. 70% of them were published in journals with qualis A and the rest, qualis B. A gender prevalence of the authors was not identified, however, it was only possible to identify an h-index of 30% of them, and it is possible to state that, among them, the h index ranged from 1 to 59, and it can be said that there was a prevalence of authors with high impact, since 2/3 of these 15 authors had more than 100 citations. As for the typology, it was observed a prevalence of exploratory, qualitative work, and with data collected through field research. It is concluded that it is important to encourage the dissemination of this topic in the country, since most publications found are more recurrent in the south and southeast of the country, with few co-authorship networks and by a very small number of Brazilian institutions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60481
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