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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Marcos Antônio Martins | - |
dc.contributor.author | Marinelli, Marcos | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T17:27:24Z | - |
dc.date.available | 2013-10-07T17:27:24Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MARINELLI, Marcos. Autoavaliação institucional: estudo de sistemas de educação corporativa em bancos de desenvolvimento brasileiros. 2013. 441f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6043 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Evaluation of corporate education systems | pt_BR |
dc.subject | Sustainable development | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade dos empregadores na educação - avaliação | pt_BR |
dc.subject | Bancários – treinamento – avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos – avaliação | pt_BR |
dc.subject | Bancos de desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Autoavaliação institucional: estudo de sistemas de educação corporativa em bancos de desenvolvimento brasileiros | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse estudo relata a geração e sistematização de conhecimentos, levando a reflexões conceituais, teóricas e aplicadas sobre sistemas de educação corporativa. Parte do pressuposto de que inexistem processos de autoavaliação institucional para sistemas de educação corporativa, aplicados de forma intencional e sistemática, em bancos de desenvolvimento brasileiros com abrangência regional ou nacional que possuem universidade corporativa. Apresenta como objetivos a verificação de diagnóstico das práticas, das dimensões e fatores de educação corporativa nessas instituições, possibilitando a proposição de modelo de autoavaliação institucional. Vale-se de metodologia quadripolar, expressa nos polos epistemológico, teórico, morfológico e técnico. Considera, ainda, a adoção de abordagens multirreferenciais – métodos analítico e comparativo, e análises sistêmica e crítica. O estudo das categorias educação, desenvolvimento e avaliação possibilita delimitar suposições e marcos epistemológicos e teóricos que fundamentam a proposição de modelo de autoavaliação. Em sua elaboração é considerada a análise de oito modelos de avaliação, incluindo visões nacionais, europeias e norte-americanas, valendo-se de uma perspectiva multirreferencial, que incorpora as dimensões econômica, sociopolítica, ambiental e de gestão, dialeticamente articuladas, tendo como pano de fundo o desenvolvimento sustentável. Esse modelo procura conciliar as perspectivas humanista e construtivista, com seus focos no aprendiz, na autorrealização, com a abordagem crítica, que se norteia pelos resultados da aprendizagem, notadamente com a mudança social, e com uma vida melhor, a partir da autocrítica e da consciência reflexiva dos atores envolvidos no processo de educação corporativa. O modelo proposto serve de insumo para a composição dos instrumentos de pesquisa, sendo analisados em pré-teste e utilizados na pesquisa de campo. Utiliza técnicas qualitativas (entrevista, grupo focal e pesquisa documental), e quantitativas (aplicação de questionário) sendo os dados analisados mediante análise de conteúdo e análise estatística descritiva e inferencial. A amostra envolveu dois bancos de desenvolvimento, com aplicação dos instrumentos junto a 184 sujeitos. O pressuposto foi validado junto aos participantes do grupo de pré-teste, dos dois gestores dos sistemas de educação corporativa entrevistados, dos quatro grupos focais dos dois bancos pesquisados, bem como a partir da análise documental. O instrumento (Apêndice 2) demonstrou alto nível de consistência interna, com coeficiente Alfa de Cronbach superior a 0,900 para os critérios considerados na avaliação do questionário (relevância 0,946, utilidade 0,940 e viabilidade 0,938). A aplicação do instrumento (Apêndice 2) com os grupos focais e treinandos aponta que a média geral das dimensões do questionário foi relevante, útil e viável. Os resultados apresentados permitem elaborar um conjunto de evidências sobre a situação dos sistemas de educação corporativa nos bancos de desenvolvimento brasileiros estudados, identificando as principais características (dimensões, fatores e variáveis) necessárias à proposição de modelo de autoavaliação institucional para sistemas de educação corporativa em bancos de desenvolvimento brasileiros. | pt_BR |
dc.title.en | Institutional self-evaluation: a study of corporate education systems in Brazilian development banks | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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