Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60436
Tipo: TCC
Título : Memorial do filme-ensaio "Re-montar Absor-ver": novas formas de sentir as imagens em realidade virtual
Autor : Brito, Caio Victor da Silva
Tutor: Szafir, Milena
Palabras clave : Estéticas da montagem em realidade virtual;Gestos de montagem;Análise fílmica;Narrativas imersivas;Filme-ensaio
Fecha de publicación : 2021
Citación : BRITO, Caio Victor da Silva. Memorial do filme-ensaio "Re-montar Absor-ver": novas formas de sentir as imagens em realidade virtual. 2021. 61 f. Monografia (Graduação em Cinema). Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumen en portugués brasileño: Como a montagem é criativamente pensada nos filmes para realidade virtual? Este trabalho se propôs a realizar uma análise fílmica e a evidenciar os gestos de montagem (SZAFIR, 2015) em obras lineares para realidade virtual a fim de demonstrar como os realizadores de VR buscaram dirigir o olhar dos seus espectadores com artifícios estéticos herdados da linguagem cinematográfica e de composição espacial (MANOVICH,1999) seguindo a etapas de: (1)assistir aos filmes por óculos estereoscópicos imersivos, (2)visualizá-los pela tela do computador após mesclá-los com grades de perspectiva equirectangular para observar melhor os campos de visão do espaço, (3)planificar bidimensional todos os seus frames através do software ImageJ. Por fim, produziu-se um filme-ensaio em 360° sobre a montagem para a realidade virtual como forma de aplicar na prática os gestos de montagem espacial evidenciados pelas análises, configurando-se em um filme metalinguístico que busca tanto contribuir com a carente área de pesquisas voltadas para o debate estética de obras para realidade virtual, como também fomentar a realização de tutoriais de ensino sobre edição audiovisual para realidade virtual.
Abstract: How is montage creatively conceived in films for virtual reality? This work proposed to carry out a film analysis and to highlight the montage gestures (SZAFIR, 2015) in linear works for virtual reality in order to demonstrate how VR directors sought to direct the viewers' gaze with aesthetic artifices inherited from the cinematographic language and spatial composition (MANOVICH, 1999) following the steps of: (1) watching the films through immersive stereoscopic glasses, (2) viewing them on the computer screen after merging them with grids from an equirectangular perspective to better observe the fields of space view, (3) to arrange two-dimensionally all your frames using the ImageJ software. Finally, a 360° film essay about montage for virtual reality was produced as a way to apply in practice the gestures of spatial montage evidenced by the analyzes, configuring itself in a metalinguistic film that seeks so much to contribute to the needy area research of the aesthetic debate of virtual reality's works, as well as promoting teaching tutorials on audiovisual editing for virtual reality.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60436
Aparece en las colecciones: CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_cvsbrito.pdf7,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.