Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60324
Tipo: TCC
Título: Uma proposta do uso de vídeos no ensino de Física no contexto da nova BNCC
Autor(es): Bonfim Neto, Armando de Andrade
Orientador: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palavras-chave: Ensino de Física;Recursos audiovisuais;Nova BNCC
Data do documento: 2021
Citação: BONFIM NETO, A. A. Uma proposta do uso de vídeos no ensino de física no contexto da nova BNCC. 2021. 72 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Sendo um dos recursos mais utilizados para a educação, os Recursos de Áudio Visuais (RAV) vem tendo uma maior expressão na implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Com uma maior oportunidade da utilização de vídeos para o ensino de Física. Para saber qual será a melhor forma do uso de Recurso de Áudio Visuais (RAV) para o ensino de Física, elaborou-se um trabalho de pesquisa aplicada, buscaram-se artigos na base de dados de sites como Google Acadêmico e em revista especializada Revista Brasileira de Ensino de Física e no Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Também fez-se uma busca na plataforma Google –Vídeos, utilizando-se das habilidades da BNCC. Com a finalidade de sugerir vídeos para a utilização no ensino de ciências no ensino médio. Tomando como critério o aspecto fenomenológico com o objeto de estudo sendo o exploratório. Buscou-se saber quais categorias estão sendo mais acessados pelos educadores. Nosso procedimento foi de uma pesquisa bibliográfica e de pesquisa por vídeo sou nas plataformas Google e Youtube com uma abordagem Qualitativo-Quantitativa.
Abstract: As one of the most used resources for education, Audio Visual Resources (ARVs) have had a greater expression in the implementation of the BNCC. With a greater opportunity to use videos for teaching Physics. What is the best way to use Audio Visual Resources (ARVs) for teaching Physics? We developed a work of Applied Research, we search for articles in the database of sites such as Google Scholar and in specialized magazines Revista Brasileira de Ensino Física and Caderno Brasileiro de Ensino Física. We also did a search on Google platform –Videos using the BNCC skills.With the purpose of suggesting videos for use in teaching science in high school. Taking as criteria the phenomenological aspect with the object of study being exploratory. We looked for which categories are being accessed the most by educators. Our procedure was a bibliographical research and video research or Google and Youtube platforms with a Qualitative-Quantitative approach.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60324
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_aabonfimneto.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.