Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60252
Type: | TCC |
Title: | Prática, formação docente e experiências vividas no tornar-se professora |
Authors: | Oliveira, Yara Maria Castro de |
Advisor: | Barbosa, Maria Edivani Silva |
Keywords: | Profissão docente;Memórias e práticas de ensino;Ensino de Geografia |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | OLIVEIRA, Yara Maria Castro de. Prática, formação docente e experiências vividas no tornar-se professora. 2021. 55 f. Memorial (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente Memorial traz relatos de experiências vivenciadas por mim no ensino básico, no ensino superior e os meus primeiros passos no magistério. Toda esta caminhada é traçada ao olhar da Geografia, ciência que escolhi para abraçar e seguir profissionalmente. O ato da escrita sobre minha caminhada rumo à docência, trouxe a possibilidade da reflexão e compreensão que fui aos poucos me tornando professora, e assim, desconstruindo a ideia de que não nascemos professores. A pesquisa possui como objetivo geral compreender as transformações na trajetória acadêmica que me levaram à docência em Geografia. Busquei descrever o percurso realizado por mim desde o período de estudante da educação básica até a entrada na UECE; refletir sobre minha entrada no curso de licenciatura na UFC e a construção da minha docência em Geografia; avaliar minha prática como docente nas escolas públicas da cidade de Cascavel/CE. Como referencial teórico trago os seguintes autores e temas para balizar essa trajetória: profissão docente (LIMA, 2012; TARDIF, 2012; NÓVOA, 2009 E 1997; FREIRE, 2009); estágio (LIMA, 2012; PIMENTA E LIMA, 2010); ensino de Geografia (PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE, 2007), entre outros. A metodologia se define pelo recorte das lembranças mediante as memórias de estudante da educação básica à entrada na universidade, tomando as práticas dos professores como elementos para reflexão sobre o ser professor. Na universidade dou ênfase às práticas vivenciadas em programa de iniciação à docência e alguns componentes curriculares da área ensino de Geografia. O material analisado, além das lembranças, são fotos, ementas, planos de aula, projetos e os textos das disciplinas e grupos de estudo. Por fim, avalio a minha prática na qualidade de professora do Ensino Fundamental a partir de 2020. São pessoas, práticas e teorias que me oportunizaram ter uma visão diferente do universo escolar. Assim, ao olhar para a escola, como pesquisadora e professora, busco enxergar para além das paredes e metodologias estáticas das instituições. Observo o olhar do aluno com a regência de uma atividade nova, a Geografia se movendo pelo cotidiano dos estudantes, enxergo a esperança em construir um ensino emancipatório, libertador e transformador. A formação docente como qualquer profissão exige formação. No currículo da formação docente encontro os saberes sobre a ciência geográfica, os da ciência da educação, mas foi no chão da escola, em meio a mobilização desses saberes, que venho construindo uma forma de ser professora com os saberes experienciais. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60252 |
Appears in Collections: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Memorial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_ymcoliveira.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.