Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60211
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Oficinas de alfabetização com usuários de um CAPS-AD |
Título en inglés: | Literacy workshops with users of a CAPS-AD |
Autor : | Montenegro, Francisco Valberdan Pinheiro Lima, Leandro Sobral de |
Palabras clave : | Oficinas de alfabetização;Atenção psicossocial;CAPS-AD |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista de Psicologia |
Citación : | MONTENEGRO, Francisco Valberdan Pinheiro; LIMA, Leandro Sobral de. Oficinas de alfabetização com usuários de um CAPS-AD. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 173-181, jan./jun. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo objetiva relatar uma experiência de intervenção que consistiu na realização de Oficinas de Alfabetização com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial para pessoas com necessidades decorrentes do uso de Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), ocorridas ao longo do segundo semestre de 2019. Partindo da articulação teórica entre os referenciais da atenção psicossocial e da pedagogia crítica, o artigo apresenta um estudo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, no qual se descreve a referida intervenção a partir das informações coletadas através da observação participante. Entre os principais resultados da intervenção estão a formação de vínculos entre os participantes, a constituição de um espaço de aprendizagem coletiva e a significativa adesão dos participantes ao uso de metodologias ativas. Além disso, o estudo depreende a autonomia como ferramenta fundamental nesse processo. Por fim, o artigo argumenta a importância das Oficinas de Alfabetização como recursos estratégicos na clínica ampliada de saúde mental e sinaliza a necessidade de mais estudos sobre a alfabetização no âmbito da atenção psicossocial. |
Abstract: | This article aims to report an intervention experience that consisted of Literacy Workshops with users of a Psychosocial Care Center for people with needs arising from the use of Alcohol and other Drugs (CAPS-AD). Starting from the theoretical articulation between the references of psychosocial care and critical pedagogy, the article presents an experience report type study in which the methodology of participant observation was used. The Literacy Workshops took place throughout the second semester of 2019. Among the main results of the intervention are the formation of bonds between the participants and the constitution of a space for sharing their perceptions about educational processes and exclusion in a literate society. The use of active methodologies in conducting the workshops resulted in satisfactory adherence by the participants. In addition, autonomy stands out as a methodological tool and an important result in the educational practices of young people and adults. Finally, the article argues the importance of Literacy Workshops as strategic resources in the expanded mental health clinic and signals the need for further studies on literacy within the scope of psychosocial care. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60211 |
ISSN : | 2179-1740 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_fvpmontenegro_ lslima.pdf | 284,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.