Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60168
Tipo: | Resumo |
Título : | Cultura da paz como meio formativo no combate à violência no âmbito escolar |
Autor : | Sousa, Pollyana Roberta de Almeida, Neyla Doroth Araújo de Rodrigues, Juliana Andrade Paes, Ivina Maria de Sousa Gonzalez, Ricardo Hugo |
Palabras clave : | Violência escolar - Prevenção;Cultura da Paz |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SOUSA, Pollyana Roberta de; ALMEIDA, Neyla Doroth Araújo de; RODRIGUES, Juliana Andrade; PAES, Ivina Maria de Sousa; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Cultura da paz como meio formativo no combate à violência no âmbito escolar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | CULTURA DA PAZ COMO MEIO FORMATIVO NO COMBATE À VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR (Programa Esporte Educacional e Qualidade de Vida ; IEFES. 2011. PG.0173) Pollyana Roberta de Sousa; Neyla Doroth Araújo de Almeida; Juliana Andrade Rodrigues; Ivina Maria de Sousa Paes; Ricardo Hugo Gonzalez Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará Introdução: a violência na sociedade contemporânea é uma questão complexa. No ambiente escolar não é diferente, e sua origem não pode ser reduzida ao contexto de desigualdades sociais. O processo de prevenção deve ter como base a construção de uma cultura da paz, capaz de romper preconceitos e promover o trabalho em equipe, ajudando na construção de uma sociedade mais pacífica e solidária. Objetivo: evidenciar a importância da Cultura de Paz como uma ferramenta para combater a violência nas escolas. Método: trata-se de um estudo transversal, de base escolar, com 539 estudantes de ambos os sexos e idades entre 12 e 17 anos, de escolas públicas da cidade de Fortaleza. Foi aplicado o questionário Youth Risk Behavior Survey (YRBS), idealizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em sua versão traduzida e validada para o idioma português (GUEDES; LOPES, 2010). Resultados: observou-se que 12% dos alunos já tiveram objetos danificados propositalmente, destes casos, 34% ocorreram mais de 2 vezes. Apenas 2% afirma ter levado algum tipo de arma para a escola, entretanto, nos último 30 dias, 4% já sofreu algum tipo de ameaça com armas até 3 vezes. 17% do total, já se envolveu em lutas corporais, 31% destes casos ocorreram mais de 3 vezes. Conclusão: É necessário intervir de forma assertiva no combate a essas condutas que podem refletir no rendimento escolar dos alunos. A Cultura da Paz trabalha com a implantação de valores com respeito, cuidado, cooperação e não violência. Através da sua implantação, podemos chegar a resultados positivos em relação à violência e suas consequências dentro da escola. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60168 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_prsousa.pdf | 46,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.