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dc.contributor.advisorBeserra, Bernadete de Lourdes Ramos-
dc.contributor.authorKardozo, Felipe Camilo Mesquita-
dc.date.accessioned2013-10-03T17:23:25Z-
dc.date.available2013-10-03T17:23:25Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationKARDOZO, Felipe Camilo Mesquita. Confissões no Facebook : educação e subjetivação nas redes sociais. 2013. 146f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6013-
dc.description.abstractWith reference to the phenomenon of subjectivation in social networks, the work investigate the emergence of confessional subjectivities on Facebook. Through empirical research about the practices of confession, self-exposure and voyeurism among active Brazilian users in the social network Facebook.com, it describes how these components of a confessional culture participate in the processes of construction and modification of subjectivities in digital ambiences. Based on the concepts of confession of Michel Foucault and Paula Sibília, It shows how this element was massificated in the Internet, becoming a profitable business component of Facebook Inc.. Thereby, It examines how architecture, design, policies and social relations on the network educate their users to confessional practices that feedback the market by exposing informations about their daily lives and desires. Immersed in this culture, users create for themselves ethics that modulate their practices of exposure in social network. Also, It is observed recurrently practices of resistance to this confessional culture among users which do not usually take part in the dynamics of self-exposure – even when they have strong ties with users marked by the practices of confession.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSociology of educationpt_BR
dc.subjectSocial networkingpt_BR
dc.subjectFacebook (rede social online)pt_BR
dc.subjectComunicações confidenciais - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectomunicações digitais - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectUsuários da internet - Brasil - atitudespt_BR
dc.titleConfissões no facebook : educação e subjetivação nas redes sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTendo como referência o fenômeno da subjetivação nas redes sociais digitais, o trabalho investiga a emergência de subjetividades confessionais no Facebook. A partir de pesquisa empírica sobre as práticas de confissão, auto-exposição e voyeurismo em meio a usuários brasileiros ativos na rede social Facebook.com, descreve e analisa como estes elementos constituintes de uma cultura confessional participam dos processos de construção e modificação de subjetividades em ambiências digitais. Ancorado nas concepções de confissão de Michel Foucault e Paula Sibília, mostra como este elemento se massificou na internet, tornando-se rentável componente nos negócios da corporação Facebook. Assim, analisa como a arquitetura, o design, as políticas e relações sociais na rede educam seus usuários para práticas confessionais que alimentam o mercado ao exporem informações sobre seus cotidianos e desejos. Imersos nessa cultura, os usuários criam para si éticas que modulam suas práticas de exposição na rede social digital. Também são observadas recorrentemente práticas de resistência a essa cultura confessional entre usuários que, mesmo alimentando fortes laços na rede com sujeitos marcados pelas práticas de confissão, não costumam tomar parte nas dinâmicas da auto-exposição.pt_BR
dc.title.enFacebook confessions: education and subjectivity in social networkspt_BR
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