Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59736
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Pense TCD: infografia como instrumento facilitador de definição de tema de trabalho de conclusão de curso em design |
Título en inglés: | Think TCD: infographics as an instrument to facilitate the definition of the theme of Graduation Work in Design |
Autor : | Barros, Camila Bezerra Furtado Lima, Mariana Monteiro Xavier Brasil, Alexia C. |
Palabras clave : | Infográfico;Canvas;Mapa de Empatia;pesquisa em design |
Fecha de publicación : | jun-2018 |
Citación : | BRASIL, A. C. ; LIMA, M. M. X. ; BARROS, C. B. F. Pense TCD: infografia como instrumento facilitador de definição de tema de Trabalho de Conclusão de Curso em Design. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO / CONGRESSO NACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 8., 2018, Natal. Anais... São Paulo: Blucher, 2018. p. 568-575. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo apresenta uma proposta de instrumento para facilitar a definição de temas de trabalho de conclusão de curso para alunos de design. Com o objetivo de auxiliar o discente na definição do tema de pesquisa, foi desenvolvido um modelo de infográfico aberto, cujo preenchimento resulta em mapas individuais de temas para trabalho de conclusão de curso. O modelo de infográfico baseou-se no Mapa de Empatia, uma ferramenta que faz parte do método Canvas para desenvolvimento de modelos de negócio. A pesquisa seguiu a estratégia metodológica de pesquisa-ação, e foi implementada por professoras que lecionam as disciplinas associadas ao trabalho de conclusão de curso, com a participação e colaboração dos alunos que estão desenvolvendo tal trabalho. O instrumento denominado Pense TCD foi proposto, revisado, aplicado e avaliado. Os resultados indicam que o Pense TCD é um gerador de autoconhecimento para o aluno, facilitando a definição do tema de pesquisa. |
Abstract: | This paper presents an instrument proposed to facilitate the definition of graduation work themes for design students. In order to help the student in the definition of the research topic, an open infographic model was developed, whose completion results in individual maps of topics for the conclusion of the course. The infographic model was based on the Map of Empathy, a tool that is part of the Canvas method for developing business models. The research followed the methodological strategy of action research, and was implemented by professors who teach the disciplines associated with the graduation work, with the participation and collaboration of students who are developing such work. The instrument titled Think TCD was proposed, revised, applied and evaluated. The results indicate that the Think TCD is a generator of selfknowledge for the student, facilitating the definition of the research theme. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59736 |
Aparece en las colecciones: | DAUD - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_cbfbarros.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.